Copa América no Brasil começa no dia 14 de junho


O estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, receberá a decisão no dia 7


A Copa América será no Brasil! Sim! A maior competição entre seleções do continente americano acontece em território brasileiro entre os dias 14 de junho e 7 de julho. O torneio será disputado em seis estádios brasileiros localizados em cinco estados. Destaque para São Paulo que terá partidas na Arena Corinthians e no Morumbi. O estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro receberá a decisão no dia 7. Além destas praças, a Arena do Grêmio, a Arena Fonte Nova e o estádio Mineirão recebem os confrontos.

Os favoritos

A Copa América no Brasil terá a participação de 12 seleções, 10 times da América do Sul (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela, além do Brasil) e dois convidados: Japão e Catar. O atual campeão é o Chile, mas é o Brasil o grande favorito para a conquista. Jogando em casa, o time de Neymar e Cia tem a missão de trazer o título que não conquista há 12 anos. Quem também aparece bem cotado é o Uruguai. A Celeste possui grandes jogadores em boa fase nos seus clubes como o atacante Suárez, do Barcelona, o meia Arrascaeta, do Flamengo e o artilheiro Cavani, destaque do PSG nas últimas temporadas.

E o que falar da Argentina? Como vai se comportar o time de Messi na Copa América do Brasil. Os Hermanos são os atuais vice-campeões. Mesmo isso não diz muita coisa. Depois do fracasso na Copa do Mundo, a equipe sul-americana continuou com atuações irregulares, principalmente jogando diante do torcedor.

Nos últimos amistosos, a Argentina perdeu para a Venezuela em casa por 3 a 1 e venceu o Marrocos por 1 a 0, em território africano. Comandado por Lionel Scaloni, os Hermanos até tem um retrospecto interessante com cinco vitórias em oito partidas, mas o peso da camisa alvi-celeste exige um melhor futebol e títulos. A expectativa está com o desempenho da equipe na competição.

Copa América no Brasil

Esta será a quinta vez que o Brasil sediará a Copa América. A primeira edição foi no ano de 1919, que terminou com o título da Seleção. Depois disso, o país foi sede da competição em 1922, 1949 e 1989. Todas elas terminaram com o título brasileiro.

A Seleção Brasileira foi campeã da Copa América em outras três oportunidades: 1997, disputado na Bolívia, 1999, realizado no Paraguai e em 2007, quando o torneio teve sede na Venezuela. No total são oito títulos brasileiros na competição.

O Uruguai é a maior campeão do torneio com 15 títulos. A Argentina vem em segundo com 14. Os Hermanos não vencem a Copa América desde 1993. Já a Celeste venceu sua última competição em 2011.

A camisa branca

Com o retorno da Copa América do Brasil, também tem retorno de uma camisa pra lá de especial. Nesta edição, a Seleção Brasileira voltará a utilizar uma camisa branca tradicional durante a metade do século 20. Foi com este uniforme que o time canarinho venceu as Copas Américas de 1919, 1922 e 1949. Em 1950, a perda da Copa do Mundo no Brasil fez com que a CBD adotasse a camisa amarela como o uniforme 1, aposentando a branca. Depois de 69 anos, a vestimenta branca volta para acabar com a “maldição”.

A missão brasileira

A Seleção Brasileira tem uma missão nesta Copa América no Brasil: ganhar o título. A conquista ganhou muita importância após os fracassos acumulados nos últimos anos. A eliminação precoce para a Bélgica na Copa de 2018 ainda está sendo digerida por alguns brasileiros que esperavam mais do Brasil.

A Copa América está sendo considerada um divisor de águas para o técnico Tite. Este será o segundo torneio oficial que o treinador fará frente à Seleção. Um título em casa é mais que obrigação e o técnico espera aproveitar o torneio para fortalecer o grupo já visando a Copa de 2022 no Catar.

O último título do Brasil aconteceu em 2013, na Copa das Confederações ainda sob o comando de Luiz Felipe Scolari. Depois disso, só tristezas como o 7 a 1 para a Alemanha no Mundial de 2014 e a eliminação para o Peru na primeira fase da Copa América Centenário 2016.

Chegou a hora da Seleção mostrar sua força no continente americano. O último título da Copa América aconteceu em 2007. Você acredita no título do Brasil? Quem é o favorito nesta Copa América?

O caminho do Brasil

O Brasil está no grupo A juntamente com o Peru, Bolívia e Venezuela. A estreia da seleção será no dia 14 de junho, contra a Bolívia, no Morumbi. Depois, a Seleção vai até Salvador encarar a Venezuela, dia 18, pela segunda rodada. A participação brasileira na primeira fase encerra dia 22, novamente em São Paulo, diante do Peru, no Morumbi.

Se passar como primeiro do seu grupo, enfrentará o melhor terceiro colocado, dia 27, na Arena do Grêmio. Se for segundo colocado, enfrentará o primeiro do grupo B e o jogo será dia 28, no Maracanã. Se passar para a semifinal, duela com o vencedor das quartas 1 ou 2, dia 2 de julho, no Mineirão. A decisão será dia 7, no Maracanã. A disputa do terceiro lugar acontece um dia antes, na Arena Corinthians.

Os grupos B e C

Os dois grupos trazem seleções de peso e jogos interessantes. Vamos começar com o grupo B, que tem como cabeça de chave a incógnita Argentina. Além dos Hermanos, a chave tem o Paraguai, Colômbia e o Catar. Fique de olho nos colombianos, que trazem jogadores com bagagem internacional e podem complicar a vida dos demais.

No grupo C, mais equilíbrio e a expectativa de ver o Japão em campo. Depois de um excelente mundial e de ser eliminado pela Bélgica após perder por 3 a 2 nas oitavas de final, os nipônicos chegam com moral e mais experientes. A Copa América se torna uma grande oportunidade de crescimento, já que enfrentará grandes seleções como o Uruguai e o Chile, favoritos do grupo. O Equador completa a chave.