Crise na saúde em Itabuna é assunto de reunião na Associação Comercial


Empresários exigem uma investigação por parte da Câmara de Vereadores


Durante a Reunião Ordinária da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI, nesta segunda-feira, 2, empresários deliberaram por solicitar dos vereadores, a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito – CEI, visando investigar denúncias de irregularidades relacionadas a saúde em Itabuna. O tema ganhou amplo debate após a apresentação de dados do Conselho Municipal de Saúde, onde a entidade também possui assento.

O representante dos usuários de saúde, Paulo Silva, que integra a mesa diretora do CMS, apresentou detalhes sobre a atuação do conselho, que é um organismo fiscalizador e deliberativo para a construção de caminhos eficazes das políticas públicas de saúde no município. “O órgão tem por finalidade atuar na formulação de estratégias e propostas da política municipal de saúde e no controle da sua execução, inclusive quanto aos seus aspectos econômicos e financeiros”.

Segundo dados do CMS, desde 2017 tem identificados diversos problemas de longo prazo e de não priorização dos serviços de saúde em Itabuna. “São problemas recorrentes que se perpetuam ao longo do tempo, a exemplo do precário funcionamento da Rede de Atenção Básica, onde faltam medicamentos básicos e controlados, material médico-hospitalar, material de higienização e material de expediente”.

Ainda foi apresentado aos empresários, a situação inadequada da pediatria na Maternidade Ester Gomes, que não dispõe de estrutura física e de equipamentos adequados para atendimento eficaz a pacientes. Ao mesmo tempo, foi tratado sobre a desarticulação do atendimento pediátrico com o fechamento da porta de entrada do Manoel Novaes, a não contratualização do Cemepi e a concentração na maternidade.

Diante das ações apresentadas, os empresários estarão formando uma comissão para visitar os vereadores e cobrar deles, a assinatura para a abertura do inquérito. “Devemos participar e buscar esclarecimento sobre a atual situação da saúde. Precisamos interferir. Não podemos ficar esperando que as coisas aconteçam”, declarou o ex-presidente da ACI, Ronaldo Abude e que contou com o apoio do atual presidente, Sérgio Velanes e demais empresários.

A reunião contou ainda com a presença da vereadora Charliane Sousa, de ex-presidentes da ACI e de jovens empresários do programa Empreender de Itabuna.