Cyro de Mattos é 5º itabunense na Academia de Letras da Bahia



cyro-alb-outra
Cyro de Mattos é um dos maiores expoentes da literatura baiana

O escritor Cyro de Mattos, até então correspondente, foi empossado membro efetivo da Academia de Letras da Bahia. A cerimônia aconteceu na última quinta-feira (11), em Salvador. Ele ocupará a cadeira de nº 22, que pertenceu a Ruy Barbosa.

Mattos, que é um dos fundadores da Academia de Letras de Itabuna (ALITA), já atuou também como presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). Na cerimônia, representaram o município de Itabuna Nilmecy Santos Gonçalves, atual presidente da FICC, e a escritora Sônia Maron, atual presidente da ALITA.

Em seu discurso, Cyro de Mattos que fez um relato das memórias sobre Itabuna, berço de sua formação intelectual e fonte de inspiração para muitas de suas obras. Ele é o quinto itabunenses a integrar a maior casa literária do estado, que já teve como representantes os escritores Jorge Amado, Itazil Benício e Hélio Pólvora. Entre os membros efetivos, consta na lista ainda o também itabunense jornalista Samuel Celestino, que escreve para o jornal A Tarde.

Em texto assinado por Cyro de Mattos, publicado no site da Academia de Letras de Itabuna, o escritor fala de sua emoção, ao ter sido escolhido para integrar uma das cadeiras da ALB.  “Durante cinquenta anos,  a minha vida está ligada permanentemente à literatura. Desde que publiquei meu primeiro conto, “A Corrida”, no suplemento literário do “Jornal da Bahia”, dirigido por João Ubaldo Ribeiro, naqueles idos de 1960, nunca mais deixei de publicar artigos, volumes de contos, poemas, novelas, romance e  literatura infanto-juvenil. Cada vez mais tenho amado  às letras, que me ajudam a sobreviver. A literatura tem demonstrado   que gosta de mim. Reconhece meu trabalho. Alguns de meus livros receberam prêmios importantes, no Brasil e exterior. Nove deles foram publicados no exterior”, indica o escritor enfatizando a importância de sua obra não somente na literatura baiana, como também a brasileira e a mundial, ao que continua estendendo as homenagens que recebe à sua família”, diz um trecho da mensagem.

 

Sobre o mais novo imortal da Academia de Letras da Bahia

Nascido em janeiro de 1939, em Itabuna (BA), Cyro de Mattos é diplomado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, tendo atuado como advogado durante 40 anos nas comarcas da região cacaueira da Bahia. Jornalista com passagem na imprensa foi redator do Diário de Notícias, Jornal do Comércio, O Jornal, e nas revistas A Cigarra, Cadernos Brasileiros e Leitura, além dos suplementos literários do Jornal do Brasil, A Tarde, entre outros periódicos.

Os quase 40 livros já publicados garantiram a ele mais de 50 prêmios literários, entre eles o Prêmio Nacional de Ficção Afonso Arinos, concedido pela Academia Brasileira de Letras para o livro Os Brabos, o Prêmio Jabuti (menção honrosa) para a obra Os Recuados, além do Prêmio da Associação Paulista Críticos de Arte para o livro O Menino Camelô, entre outros. A sua mais recente publicação é o romance Os Ventos Gemedores, que narra as aventuras e conflitos de um ambicioso migrante do agreste para o sul da Bahia, em busca de terras e riquezas.