Davidson Magalhães defende união de forças para dar rumo a Itabuna


Secretário critica governo Bolsonaro e comenta sobre horizonte político


Davidson Magalhães: “estou cumprindo uma tarefa importantíssima” (Foto: Vanusa de Jesus/Diário Bahia)

O economista Davidson Magalhães, hoje secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, foi ouvido pelo Diário Bahia sobre o cenário político de Itabuna. Afinal, além de ter sido deputado federal, também disputou a vaga de prefeito na última eleição. E há um correligionário dele, o vereador Jairo Araújo, entre os tantos pré-candidatos na cidade.

Procuramos entender se é mesmo uma decisão do PCdoB assegurar a candidatura do edil à Prefeitura. Ao que o “cururu” respondeu: “Jairo teve um bom desempenho na campanha pra deputado estadual, é pré-candidato do PCdoB em Itabuna, mas acho que ele tem um longo caminho a percorrer para buscar uma articulação com todas as forças políticas que trazem esse tipo de ação para a cidade e desde o primeiro momento estiveram em torno do governador Rui Costa. Vamos tentar trabalhar por uma unidade mais ampla das forças políticas progressistas, pra a gente dar um rumo a nossa cidade”.

Para que o secretário elaborasse mais a fundo o argumento e saber quais as pretensões dele diante de um ano pré-eleitoral, questionamos: Quando diz que Jairo tem um longo caminho a percorrer, significa que Davidson quer ser o candidato por já ter percorrido um caminho maior? “Não, não. Não está no meu horizonte, estou cumprindo uma tarefa importantíssima: ser um dos representantes do PCdoB dentro do governo Rui Costa, esse governo vitorioso”, rebateu.

O secretário aproveitou para tecer críticas ao governo federal e, por tabela, reafirmar o posicionamento político da sigla que dirige na Bahia. “Estamos iniciando nosso trabalho na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, num momento difícil, em que as políticas públicas são desmontadas no país. Acabaram com o Ministério do Trabalho, acabaram com o Ministério do Esporte, [temos] uma tarefa importante. E também estou na presidência do partido; eu sou primeiro suplente de senador e, portanto, não sairei candidato a prefeito de Itabuna. Não está no meu horizonte”, acrescentou.

Propostas para esporte

Davidson Magalhães considera já ter contribuído com Itabuna no exercício de cargos eletivos, “tanto como vereador como deputado federal em dois mandatos” e citou, também, a presidência da Bahiagás. Agora, respondendo por uma pasta que também trata de esportes, mencionou ações que devem beneficiar a área.

“Vamos fazer a reforma da Vila Olímpica, do Estádio Luiz Viana Filho, ajudar economicamente o Interbairros de Itabuna, retomar a obra do estádio do esporte amador; então, essa é a minha tarefa hoje. Temos aqui dois pólos; são 800 pessoas atendidas pelas políticas públicas, um conjunto de políticas de qualificação e iniciação esportiva está programado para Itabuna… Essa é a forma de ajudar minha cidade; tem várias formas: ou você sendo candidato ou ocupando o espaço no governo e ajudando a cidade”, finalizou.