Davidson Magalhães propõe ato defesa da Ceplac pela Câmara e Assembleia



 Deputado Davidson Magalhâes - Lúcio Bernardo Junior - Câmara dos Deputados

    Ao final da audiência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) na Câmara Federal,  em Brasília, na manhã desta terça-feira, dia 23, quando foram debatidos o  projeto de revitalização da Ceplac e a situação da produção do cacau no país, o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA) anunciou ato em defesa da Ceplac no próximo dia 5.

    A ideia do deputado é que as comissões de Agricultura da Câmara Federal e Assembleia Legislativa da Bahia façam ato em defesa da Ceplac para reforçar a luta pela institucionalização do órgão de pesquisa, assistência técnica e extensão rural que atende aos produtores de cacau do país . “Um dos problemas principais é que a Ceplac enfrenta morte vegetativa. Precisamos desencadear luta mais intensa. No Brasil de sobressaltos políticos, a gente precisamos ir em frente”, afirmou.

    Como sugestão, a visita técnica das comissões de parlamentares a Ilhéus e Itabuna serviria para apresentar Manifesto, que deverá ser assinado pelas instituições da sociedade civil, a exemplo de prefeituras, câmaras de vereadores e clubes de serviço, além do Conselho de Entidades Representativa dos Servidores da Ceplac. “Devemos centrar em uma coisa firme, coesa, que dê instabilidade”, disse.

    No dia 7 de junho se fará outra mobilização aqui em Brasília, com a distribuição de chocolate para dar repercussão ao Manifesto, disse Davidson Magalhães, acrescentando que a ideia é centrar fogo no projeto de lei que transforme a Ceplac  em autarquia. “Sem instabilidade não há projeto estratégico que dê certo. As outras coisas a gente pode resolver com interação entre governos estaduais e outras instituições”, finalizou.