Demissão de contratados provoca fechamento do SineBahia em Itabuna



 

 

sine-bahia
A agência modelo do SineBahia fica no centro da cidade

 

Quem procurou o SineBahia, na avenida Inácio Tosta Filho, em Itabuna, na última terça-feira (03), foi surpreendido com uma notícia nada animadora: a unidade foi fechada. A agência encerrou as atividades, temporariamente, até que haja funcionários para atender a população. A ausência de profissionais foi, inclusive, o motivo do fechamento do Sine no centro da cidade.

Ao Diário Bahia, um dos funcionários informou que os trabalhadores contratados pela prefeitura, na época do então prefeito Claudevane Leite, foram demitidos no dia 31 de dezembro, quando a gestão chegou ao fim.  “Agora, estamos aguardando o novo prefeito”, disse o profissional, que preferiu o anonimato.

Segundo ele, cabe ao atual gestor, Fernando Gomes, a tarefa de recontratar os trabalhadores que já estavam ou efetuar a contratação de novos. “Porém, se ele optar pelo contrato de novas pessoas, elas terão que passar ainda por um treinamento e isso requer certo tempo”, ponderou o funcionário.

A previsão, segundo o trabalhador, é de que até a próxima sexta-feira (06), a prefeitura resolva o impasse. Portanto, o futuro da agência-modelo ainda é incerto. Dos 21 trabalhadores que atuavam no Sine, apenas um é contratado pelo Estado. Os demais eram da responsabilidade do governo municipal.

A agência da Avenida Inácio Tosta Filho foi inaugurada há um ano e seis meses e, nesse período, já intermediu 2.036 empregos. Com o fechamento dessa unidade, os itabunenses só têm o posto do Sine, instalado no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), no Shopping Jequitibá.

Lá, a estrutura é bem menor. Não tem administrador nem captador de vagas, que eram administradas somente pela agência-modelo. Esta, por sua vez, costumava atender, diariamente, uma média de 150 pessoas.