Desabrigados, ponte interditada e série de transtornos em Itabuna


Chuva que caiu ontem deve continuar hoje e Defesa Civil está em alerta


O número de baronesas transforma o Rio Cachoeira num tapete verde

A intensa chuva que caiu ontem (03) em Itabuna trouxe, também, uma série de consequências negativas. Aproximadamente 18 famílias, moradoras da Rua da Bananeira, ficaram desabrigadas. Muitas delas não quiseram deixaram suas casas, mas o risco continua.

A população ficou ilhada em lugares como os condomínios Jubiabá e Gabriela, em Nova Ferradas, porque o Rio Jacarezinho transbordou. E uma operação para retirar vasta quantidade de baronesas do Rio Cachoeira interditou a ponte do Marabá, no centro de Itabuna.

O cálculo é que a planta aquática, que se alimenta da poluição, esteja quatro metros sobre as águas e outros quatro metros abaixo. Máquinas estão sendo usadas na retirada e homens desmontaram as grades da ponte, para que o trabalho seja concluído.

Mais 30 mm de chuva são esperados ainda hoje

Lixo e socorro

Também no comércio, principalmente no centro e no bairro Pontalzinho, estabelecimentos ficaram alagados e os funcionários tiveram que retirar a água. Um fator que contribui para isso é o entupimento de bocas-de-lobo, muitas vezes com lixo que é jogado em qualquer lugar das ruas – menos nas lixeiras, obviamente o local adequado.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Yuri Bandeira, dezenas de chamados foram feitos de ontem para hoje; equipes continuam em alerta e a previsão é que caia mais chuva a partir das 17 horas desta terça-feira.

“Pedimos que imediatamente saiam da sua residência; as pessoas se apegam a bens materiais, mas a vida é mais importante. Então, saiam e liguem para a Defesa Civil; se precisar fazer mudança, a gente dá um apoio. Temos o acompanhamento da Assistência Social, para dar um apoio a essas famílias, até a situação normalizar”, afirma.

Qualquer pedido de socorro pode ser feito pelo telefone 98825-8923.