Diversas atrações agitam o Carnaval de Itacaré



JauperiAtrações como Cidade Negra, Jauperi, Filhos de Jorge, Tony Canabrava e banda Vera Cruz vão animar o carnaval de Itacaré, que acontece de 25 a 28 de fevereiro. Este ano, a folia tem como tema “Alegria e Sustentabilidade”.

De acordo com a programação, a festa começa no sábado, dia 25, com as bandas JP no Caprixxo, Abaga, Banda Cidade Negra e a Banda Pirilampo. No domingo, dia 26, é a vez da banda Amassa, seguindo com  Bruta Raça, banda Vera Cruz e Marly Brasil. Já na segunda-feira, a animação fica por conta de É do Samba, Casa 8 (Zalela), Filhos de Jorge e Tony Canabrava. As atrações de terça-feira, último dia do carnaval, são: Bonde do Andrezão, Eletrika, Jauperi e Diamba.

Apesar de o carnaval só começar oficialmente neste sábado, blocos e grupos culturais já espalham criatividade, descontração e irreverência pelo circuito da folia, a Orla de Itacaré, desde quinta-feira. O desfile foi aberto pelo bloco As Descontroladas, que animou nativos e turistas.

Já nesta sexta-feira, às 15 horas, será a vez do bloco infantil, seguido pelo Os Thucos, às 16 horas. Às 17 horas entra na avenida o tradicional Bloco da Paz. No sábado, a alegria dos grupos culturais continua com os blocos Soneca, às 16 horas, e Amigos da Fé, às 17 horas. Já no domingo será a vez dos grupos Encantados, às 16 horas, e Laranjada, às 17 horas. Na segunda-feira desfilam As Trepadeiras e a Turma do Guetho.

Blocos com minitrios também são algumas das atrações do Carnaval de Itacaré. Segundo a programação oficial, no sábado, às 13 horas, entra na avenida o bloco É do Samba. Às 16 horas será a vez do Bruta Raça. No domingo, a festa começa às 13 horas, com o Leva Eu, seguindo com o bloco Sensação. Na segunda-feira, a alegria ficará sob a responsabilidade dos blocos Amassa, às 13 horas, e o TDB, às 16 horas. No último dia de carnaval, a folia começa mais cedo, com o bloco Amigos da Fé, às 10 horas da manhã, seguindo com os blocos Pescador, às 13 horas, Vem Comigo, às 16 horas, e Os Brutos, às 17 horas.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, afirmou que, apesar de todas as dificuldades, o município realizará uma grade festa, marcando uma nova era para os eventos na cidade. Além das atrações de destaque nacional, esse ano a prefeitura buscou valorizar ainda mais as manifestações culturais e os artistas locais. A proposta é realizar uma grande festa com alegria e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para a preservação do meio ambiente, além de promover um evento com paz e o resgate cultural. A folia conta com infraestrutura de segurança, organização, saúde e limpeza.

Cidade Negra

Venda de bebidas

Com o objetivo de garantir a ordem pública e a segurança dos foliões, o prefeito Antônio de Anízio publicou o decreto 124/2017, que proíbe a venda de bebidas acondicionadas em recipiente de garrafa de vidro, bem como o uso de copos de vidro em toda área do circuito e entorno da avenida Antônio Athanásio (Orla de Itacaré), local das festividades do carnaval.

Além disso, fica proibida a venda de espetinhos ou qualquer outro tipo de alimento acondicionado em embalagem perfurocortante. Também não será permitido, nos horários e dias que acontecerão as festividades, o estacionamento de veículos no perímetro do circuito, que compreende a avenida Antônio Athanásio, da praça do Canhão até Colônia Z-18 e adjacências.

Sorriso Maroto e Babado Novo em Porto Seguro

Em Porto Seguro, a folia levará o tema de “Carnaval da Paz” e também acontece no período de 25 a 28 de fevereiro. Sorriso Maroto, Babado Novo, Pablo, Psirico, Pagodart, Parangolé, Guig Ghetto, além de artistas e bandas locais, vão animar as quatro noites de festa.

Em paralelo à folia que vai agitar a Passarela do Descobrimento, o Carnaval Cultural de Porto Seguro apresenta mais de 50 blocos culturais. Os desfiles já começaram na quinta-feira.

Outra opção para curtir na “Terra do Descobrimento” é o Carnaporto, que acontecerá na Arena Axé Moi, entre os dias 01, 02 e 03 de março. As atrações são: É O Tchan, Bell Marques, Psirico, Saulo, Tomate, banda Eva, Matheus e Kauan, Wesley Safadão e Jammil. O Carnaporto foi criado em 1997 e esta será sua edição comemorativa de 20 anos. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.carnaporto-axemoi.com.br.

006