Editora da Uesc traz de volta livros sobre poesia, paixão e liberdade



novas-reimpressoes-da-editus-tratam-de-amor-e-paixaoA Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz traz novas reimpressões dos livros Alforrias e A ética da paixão. Com uma linguagem poética acessível a todos os públicos, as publicações destacam o amor e a paixão de um jeito avassalador e doído.

A paixão pode ser entendida como uma reunião de emoções, euforias e alegrias compartilhadas com o outro. E no livro A ética da paixão, a escritora Maria Luiza Nora enaltece esse sentimento por meio de poemas encantadores e melancólicos, que remetem o leitor ao platonismo amoroso de Camões e a escrita amorosa de Chico Buarque, Vinicius de Moraes e Cartola.

Subdivido em três fases, o livro traz a paixão sob uma perspectiva avassaladora, com início, meio e fim. A autora apresenta ainda os devaneios que caracterizam, por vezes, o elo da paixão de uma forma sublime, lúcida e dolorosa. A publicação é, sem dúvida, uma leitura destinada para os amantes da literatura, aos jovens apaixonados e a todos que não dispensam uma boa poesia.

Já no livro Alforrias, escrito por Rita Santana, cujo título remete à ideia de libertação, a autora expressa a partir de uma ótica feminina afável as relações de gênero e poder. O discurso amoroso e o discurso de desejo se entrelaçam entre poemas pulsantes de vida, de prazer e de dor.

Os versos expressam vozes de mulheres, de um eu lírico feminino que não se submete à prisão de um relacionamento, à dor, ao anonimato e que sofre os ruídos finais da experiência existencial. Enfim, um livro que aborda uma temática atual.

Os livros Alforrias e A ética da paixão estão disponíveis na Livraria da Editus, localizada no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto, na UESC. Na internet, o leitor pode encontrar essas e outras publicações nos sites www.livrariacultura.com.br e www.bookpartners.com.br. Para os interessados em conhecer títulos variados da editora, basta acessar o site www.uesc.br/editora. Pedidos podem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (73) 3680-5240.