ELAS NÃO MERECEM



menino e menina* Marco Wense

 

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em oito de março, vai ficar marcado aqui no Brasil por alguns fatos desagradáveis, tristes e até mesmo hilariantes.

Como não bastassem as declarações do presidente Michel Temer, de que a participação da mulher na sociedade é para criar filhos, limpar a casa e fazer supermercado, vem Gleisi Hoffmann, senadora pelo PT, e propõe que as mulheres, como forma de protesto, mostrando o empoderamento feminino, não façam sexo no seu dia.

Que coisa, hein! Um deixando de lado assuntos importantes relacionados à mulher e a outra colocando o sexo como a maior força feminina.

AÉCIO, O “TRIGO”

Só faltava essa na República Federativa do Brasil: o senador tucano Aécio Neves, obviamente do PSDB, dizendo que “é preciso salvar a política, não deixar que tudo se misture”.

É isso mesmo. Aécio Neves quer a separação do joio do trigo, como se ele fosse integrante da banda da política que ainda não foi contaminada, o representante-mor.

Vale lembrar que o ex-governador de Minas é defensor da tese de que caixa 2 é diferente de obter recursos para enriquecimento pessoal. Ou seja, acha que todo dinheiro arrecadado é aplicado na campanha e nem um centavo vai para o bolso dos candidatos. Para o tucaninho, caixa 2 não é crime.

Das duas, uma: ou Aécio Neves é portador de um cinismo gigantesco ou, então, acha que o povo brasileiro é idiota.

AMEAÇAS DIABÓLICAS

Já disse aqui que a Reforma da Previdência é importante e imprescindível, mas que não pode ser feita dando chicotada nas costas dos mais fracos, que já não aguentam sequer um beliscão.

Por que não vão atrás dos Tarzans da economia que devem horrores ao sistema previdenciário? A reforma do governo ignora R$ 426 bilhões devidos por empresas ao INSS. Entre os maiores devedores estão o Bradesco, CEF, Marfrig, JBS e a Vale.

Como essas empresas devem contribuir com as campanhas dos senhores candidatos à presidência da República, fica o dito pelo não dito. Quem tem que tapar o rombo deixado pelos ricos são os pobres.

Como não bastasse a diabólica ameaça de acabar com o Bolsa Família, vem o Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, e diz que “sem a Reforma da Previdência, a carga tributária vai aumentar”.

E mais: ainda tem o deboche do PMDB, legenda de Michel Temer, que em postagem oficial, diz que “se a reforma não sair, tchau, Bolsa Família”. Esse tchau é de uma frieza, de uma insensibilidade absurda, inaceitável.

Só falta agora uma ameaça, digamos, futebolística. Ou seja, que a seleção brasileira, mesmo passando pelas eliminatórias, não vai disputar a próxima copa do mundo.

A sorte desse pessoal, desses governantes, incluindo aí governadores e prefeitos, desses parlamentares – senador, deputados federal e estadual e vereadores – é que o povo brasileiro, além de ser acomodado, é fácil de ser tapeado, enganado pela velha política do “pão e do circo”.

CANDIDATÁVEIS

O movimento Frente Brasil Popular, que tem o PT e o PCdoB como protagonistas, participou da caminhada das mulheres contra a Reforma Previdenciária.

Aqui em Itabuna, a linha de frente foi formada pelo ex-prefeito Geraldo Simões e os vereadores comunistas Aldenes Meira e Jairo Araújo. Quem marcou presença também foi o sindicalista Luis Sena e o presidente do diretório municipal do PT, Flávio Barreto.

Simões, Meira e Araújo são pré-candidatos a deputado estadual. Os três torcem para que o médico Antônio Mangabeira não lance sua candidatura, tida como a mais forte entre os postulantes.

E A POLÍTICA?

Reformas Tributária, Previdenciária e Trabalhista sempre serviram para alavancar o contato entre as chamadas legendas de esquerda e a sociedade, principalmente quando elas estão fora do poder.

Mas quando o assunto é a importante e imprescindível Reforma Política – talvez a mais necessária devido à podridão do sistema político, cada vez mais prostituído –, os partidos fogem dela como o diabo da cruz.

Nesse ponto, todos os partidos são iguais. Do DEM ao PC do B, passando pelo PSDB e o PT, dando uma paradinha no PMDB, são tudo farinhas do mesmo saco ou, então, bananas do mesmo cacho.

A Reforma Política é uma espécie de “patinho feio” para a classe política, especificamente para os que enxergam na vida pública o caminho mais fácil para o enriquecimento ilícito, o mais descaradinho e safadinho.

DOWN

Vem aí o seminário A Produção do Conhecimento: Oportunizando o presente na construção de novos caminhos. Coordenado pela médica Célia Kalil, o evento acontece em 17 de março no auditório da Santa Casa Calixto Midlej Filho.

Dra. Célia Kalil, que é nefrologista, fundou o Centro de Estudos Aprendendo Down de Itabuna. O encontro vai mostrar os novos paradigmas sobre a capacidade civil da pessoa com deficiência e as contribuições do Aprendendo Down e seus reflexos na sociedade.

 

POESIA

A mulher é uma incógnita,

Um monumento à dúvida,

Num dia é linda,

No outro, mais ainda.

A mulher é brisa,

É perfume de flor,

É viço da vida,

Doce do mundo.

A mulher é notícia boa,

É colírio, deslumbramento.

É desejo esculpido, poesia.

A mulher é linda, sempre.

(Mário Nhardes)