Embasa começa recuperação de mata ciliar em rio da região


Grupo de quase 50 alunos plantou mudas após palestra sobre atuação da companhia de água


Alunos experimentaram o plantio de mudas no rio São Pedro, em Santa Luzia

 A Embasa realizou o plantio de 100 mudas de espécies de árvores nativas nas margens do rio São Pedro, principal manancial de abastecimento de Santa Luzia, município do sul do estado. A ação aconteceu em parceria com a Escola Municipal Santa Luzia e deu início a um projeto de recuperação da mata ciliar do rio São Pedro, que está bastante afetado pela ação do homem.

Antes do plantio, que envolveu 47 alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, técnicos da Unidade Regional de Itabuna da Empresa Baiana de Água fizeram uma palestra mostrando a atuação da companhia. As técnicas Viviane Chagas e Jossy Cardoso enfatizaram a importância da mata ciliar para assegurar a perenidade e a qualidade da água do rio São Pedro. Já em campo, os estudantes foram orientados sobre como fazer o plantio, a distância e a profundidade das covas. As mudas plantadas têm origem no viveiro da Barragem do Rio Colônia, em Itapé, que foi construída pela Embasa.

Vivência prática

As espécies plantadas foram Monzê, Aroeira-pimenteira, Pau-ferro, Pau-viola, Ingá, Camboatã e Jamelão. A direção e os professores da Escola Municipal de Santa Luzia acompanharam o trabalho e destacaram que a iniciativa proporcionou aos alunos uma vivência prática do conteúdo dado em sala de aula. Morador do local e defensor do meio ambiente, o pajé Chicão apoiou a ação e disse tratar-se de “um grande projeto para preservar o rio tão importante para nossa comunidade”.

Também participaram da atividade o gerente do Escritório Local da Embasa em Santa Luzia, Cassius Marcelus, e os colaboradores Patrícia Dórea e Cristiano Fernandes.