Embate continua com proposta de mudança em regime de servidores


Votação no Plenário da Câmara está agendada para quarta-feira


A Câmara foi desocupada dia 16 de agosto, mas continua no centro das atenções

A semana já começou em clima de embate em Itabuna, porque está marcada para quarta-feira (29) a sessão em que será apreciado o projeto para mudança no regime de servidores de celetista para estatutário. Representantes sindicais participam de reunião na Câmara nesta tarde. Há dias, a presidente do SIMPI (Sindicato do Magistério Público Municipal), Carminha Oliveira, é uma das que lutam mais arduamente contra a alteração.

Ontem, ela distribuiu, via WhatsApp, uma imagem com fotos de vereadores que pretendem votar pela mudança de regime, com os respectivos partidos. Hoje, tornou público o áudio de um edil dizendo-se contrário à alteração.

A sindicalista também faz um chamamento aos servidores, para comparecer ao plenário da Câmara às 13h30min de quarta. Segundo ela, é “para impedir a aprovação do regime estatutário”. Apesar desse jogo de contra e a favor, a sessão para votação do tema está agendada.

Desde que o assunto voltou a discussão, uma série de manifestações se desenrolou. Foram atos no Centro Administrativo, ocupação na Câmara, discussões, desgaste, com direito a mediação da Justiça.

No dia 17 de agosto, a secretária de Governo de Itabuna, Maria Alice Pereira, assegurou ao Diário Bahia que já tinha no Legislativo apoio suficiente para ser aprovada a mudança de regime. Pelo que sugere a imagem divulgada pelo próprio SIMPI, há pelo menos 12 edis dispostos a dar anuência à alteração.