Encantarte começa preparação para o Carnaval de Itabuna



encantarte-bloco
O Encantarte tem o seu bloco afro há 16 anos

O Bloco Afro Encantarte inicia nesta quinta-feira (5), no bairro Pedro Jerônimo, os ensaios para a Lavagem do Beco do Fuxico, abertura do Carnaval Antecipado de Itabuna. Com o tema “Saga de Guerreiros”, o desfile reservará uma ala para o Coletivo de Entidades Negras.

O lançamento oficial, bem como a escolha da Rainha Negra do Encantarte, será dia 26 de janeiro, no Espaço Mário Gusmão (Anexo à Ficc – Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania). E deverão ser anunciados em breve os locais de vendas de camisas para a população em geral.

Segundo Egnaldo França, um dos coordenadores do grupo, será formada uma equipe para ampliar as ações do bloco. “E para dar melhor visibilidade ao carnaval negro, que muito tem se perdido em Itabuna. Como bloco afro, o Encantarte é a única entidade que tem cumprido esta função há 16 anos ou na Lavagem do Beco ou no circuito oficial, quando tem Carnaval na cidade. Esta era uma tradição muito valorizada até a década de 1980, mas de lá para cá estas entidades simplesmente despareceram”, declarou.

Ele ressalvou que outra entidade afro que ainda resiste é o Afoxé Ilê Axé Odara, do Pai Gildo.