Encontro mistura reflexão e crítica sobre patrimônio histórico de Itabuna


Audiência na Câmara de Vereadores colocou em discussão elementos que formam memória da cidade


A professora doutora Janete Ruiz de Macedo expôs sobre resgate, recuperação e manutenção do patrimônio histórico: memória em perigo? (Fotos: Gabriel de Oliveira)
A sociedade compareceu à audiência e uma indagação ficou evidente: “Qual a identidade social de Itabuna

A edição de agosto do programa “Queremos Saber”, na Câmara de Itabuna, reuniu ontem (27) a sociedade, para discutir sobre o patrimônio histórico da cidade. Uma explanação feita pela Professora Dra. Janete Ruiz de Macedo levou à reflexão e questionamentos, como: Qual a identidade social de Itabuna? O que está sendo feito da memória, da cultura e do patrimônio histórico da cidade?

Proposta e presidida pelo vereador Júnior Brandão, a audiência também reuniu a presidente do Conselho de Turismo, Eva Lima; o presidente do Conselho de Políticas Culturais, Lula Dantas; representando o presidente da FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania), Daniel Leão, sentou-se à mesa o cantor Jan Costa.

Na plateia, professores, estudantes, jornalistas e produtores culturais ouviram a professora Janete chamar a atenção sobre o fechamento de equipamentos como o Museu Casa Verde, no centro da cidade, e a Casa de Jorge Amado, em Ferradas. “A memória é uma preocupação do nosso tempo; onde não existe vestígio, não há história”, alertou.

Ela também frisou a importância de ações para o desenvolvimento de hábitos culturais e o papel da escola como “grande reprodutora de memórias de uma sociedade”. Também reforçando o valor do tripé educação, cultura e cidadania, Lula Dantas constatou: “Há uma lacuna de políticas públicas para a cultura de Itabuna; ainda lutamos por essa instância”.

Política, educação e conselhos à mesa de discussão

Mapa de Turismo

A atriz Eva Lima mencionou o trabalho para evidenciar os lugares e elementos capazes de atrair visitantes para Itabuna. “O Conselho não veio apenas para fiscalizar, mas para propor e realizar. Daqui a um tempo, Itabuna vai ter um turismo para chamar de seu”, assegurou.

Ela também convidou para o evento a professora Santina Gonçalves, mestre em Cultura e Turismo, que trabalha na elaboração de um Plano de Turismo para Itabuna. Ela adiantou, inclusive, que a cidade acaba de ser contemplada pelo Ministério do setor para constar na Plataforma do Mapa de Turismo do Brasil, com a classificação B.

A professora Santina Gonçalves informou: Itabuna acaba de ser contemplada na Plataforma do Mapa de Turismo do Brasil

Primeiras providências

A professora Janete Macedo adiantou, por fim, que a Rede Uesc de Museus realizará uma exposição sobre personagens amadianos, na Casa de Jorge Amado, em Ferradas, a partir do dia 23 de setembro.

O vereador Júnior Brandão reuniu sugestões apresentadas na audiência e adiantou, entre as primeiras medidas, um documento pedindo a reabertura do Museu Casa Verde e da Casa de Jorge Amado, além da proposta para a Secretaria Municipal de Educação viabilizar a ida de alunos aos museus da cidade. Outra possibilidade é a oferta de um livro para os alunos do 3º ano do ensino fundamental cuja tônica será o patrimônio histórico da cidade.

O edil adiantou, ainda, que recursos para a cultura devem ser textualmente introduzidos na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2020.