Escritor sul-baiano reúne reflexões do cotidiano em novo livro


Poemas retratam circunstâncias do nosso tempo e das questões que afligem o caminhar humano


Efson Lima retrata trajetória e estimula reflexão com “Textos Particulares”

 Nascido em Itapé e com carreira firmada em Salvador, o escritor, professor e advogado Efson Lima lançará nesta sexta-feira (4) o livro “Textos Particulares”. Será às 18 horas, na Livraria LDM do Glauber Rocha, na Praças Castro Alves. O evento constará com uma pocket show, além de recital de poemas da obra e sessão de autógrafos do autor.

Editado pela Cogito Editora, Textos Particulares conta com texto de orelha do escritor e membro da Academia de Letras da Bahia, Marcos Vinicius Rodrigues e apresentação do Doutorando em Ciência da Informação, Bruno Almeida. Assinam o prefácio o Phd Nelson Cerqueira, vice-presidente da Academia de Letras da Bahia e o posfácio o poeta Geraldo Lavigne de Lemos, da Academia de Letras de Ilhéus.

O livro aborda a vida do autor, mas ele garante: engana-se quem o toma numa perspectiva individualista. Os poemas refletem o cotidiano das pessoas, da sociedade e das circunstâncias do nosso tempo e das questões que afligem o caminhar humano. São problemas concretos que o autor reclama solução e insiste em denunciar.

Os textos refletem as vivências do interior da Bahia, especialmente, das cidades de Itapé e Ilhéus, respectivamente, a cidade natal do autor e sua cidade adotiva, onde chegou aos 11 anos de idade. Segundo ele, foi nutrido por ambas delas recebeu predicados. “A civilização grapiúna, o chão de cacau e as vivências universitárias em Salvador são apresentados em poemas curtos, mas com certa intensidade”, define.

Sobre o autor

Doutor em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre e graduado em Direito/UFBA. É professor e Coordenador Geral da Pós – graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade 2 de Julho (F2J). Foi um dos criadores do Projeto Conviver e um dos membros organizadores, publicando seis livros. Três destes literários. Foi membro, Secretário e Diretor de Recursos Humanos do Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas/UFBA e Representante – geral das Residências Universitárias da UFBA (2008-2009).  Foi idealizador do Curto Circuito de Artes, Ciências e Humanidades/UFBA – 2011 e do Laboratório de Empreendedorismo, Criatividade e Inovação (LABECI) na Faculdade 2 de Julho. Foi Curador da Mostra de Extensão da Bienal da União Nacional dos Estudantes – Salvador/2019. É coordenador de Assistência Técnica e Inclusão Sócioprodutiva na SETRE/BA onde acompanha os Centros Públicos de Economia Solidária do Estado da Bahia.