Ex-presidente da OAB-Itabuna quer voltar ao cargo


Mais um embate previsto entre Andirlei Nascimento e Edmilton Carneiro


Dr. Andirlei Nascimento pretende gerir os rumos da OAB-Itabuna pelos próximos três anos

 O advogado Andirlei Nascimento Silva, que já esteve à frente da subseção da OAB-Itabuna por dois mandatos, deverá ser um dos candidatos a enfrentar o atual presidente, Dr. Edmilton Carneiro, na eleição marcada para o dia 21 de novembro. Com exatos 1.550 inscritos, a representação itabunense da entidade é a quarta da Bahia – está atrás apenas de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

Dr. Andirlei disse ao Diário Bahia que foi convencido pelos colegas (uns mais experientes e outros mais jovens) a tentar um novo mandato. “Pelo papel de advogado e cidadão, fiz uma reflexão e aceitei essa incumbência; aceitei ir para o sacrifício. Precisamos restabelecer a valorização, a credibilidade, dar voz e vez ao advogado; ele tem se sentido órfão da instituição”, afirma.

Por falar no assunto, ele sinalizou o que deve ser a tônica da campanha: um embate (no campo das ideias, é claro) com o atual presidente da OAB local. “Abandonaram as trincheiras do respeito às prerrogativas do advogado e preferiram ir ao Shopping; esse não é o papel da Ordem”, alfineta.

Exploração

O advogado – já pré-candidato à presidência da OAB – mencionou, também, a pretensão de retomar projetos que colocou em prática quando conduziu a subseção em Itabuna. Para ele, reiterando as razões que o motivaram a participar do pleito, há profissionais que “não se sentem acolhidos pela atual gestão”, consideram que “está omissa e perdendo voz”.

Outro ponto sobre o qual Dr. Andirlei disse que pretende se debruçar é a remuneração dos jovens profissionais do Direito na cidade. “Tem advogado sendo explorado por grandes escritórios, ganhando valores aviltantes”, critica, lembrando que qualquer postura a violar as prerrogativas do advogado reflete na sociedade como um todo.