Exposição mostra luta de mulheres contra câncer de mama


Mostra em Itabuna tem Grupo Se Toque, Shopping, Oncosul e Rodoviária como destinos


Exposição traz a imagem de 16 mulheres que superam o desafio e vencem o câncer
Daniel Medina, que é também enfermeiro, quer compartilhar e enaltecer o sucesso no tratamento do câncer (Foto: Yago Mesquita)

 O projeto Reflorescer, do fotógrafo coaraciense Daniel Medina, retrata, através de um olhar sensível e apurado, a luta e a superação de mulheres que foram ou estão sendo submetidas ao tratamento contra o câncer de mama. A exposição, aberta ao público, será lançada nesta terça-feira (22), às 10 horas, na sede do Grupo Se Toque. Logo depois, vai para a Oncosul, onde permanece até o dia 24.

A proposta de Daniel, que é também enfermeiro, é compartilhar e enaltecer o sucesso no tratamento dessa doença. Como profissional de saúde, ele conhece bem o processo, desde a chegada do diagnóstico aos efeitos colaterais. E são muitas as reações que as mulheres sofrem ao serem submetidas à quimioterapia/radioterapia, até a finalização do tratamento.

De acordo com Daniel, é uma tendência mundial levantar fatos e números de casos de doenças que um dia foram de difícil solução e mostrar aos pacientes o avanço da Medicina e da Ciência em favor da cura. Hoje, os resultados vitoriosos são capazes de amenizar a insegurança.

Histórias reais registradas em imagens, para disseminar lindos exemplos

Maiores medos

Em se tratando de câncer de mama, entre os maiores medos das mulheres estão a mastectomia – retirada total ou parcial das mamas – e a perda dos cabelos. E Daniel, com um olhar que vai além do que as lentes fotográficas possam alcançar, traduz nesse trabalho a força de 16 personalidades guerreiras, mulheres que enriquecem o mundo com coragem.

“Essas mulheres passaram pelo processo do reflorescimento. Compreendo que a vida de uma mulher é como a vida de uma flor: momentos em que são viçosas, deslumbram o mundo com suas belezas, momentos de perdas de pétalas e de cor. Há, também, o momento em que passam a ser flores adultas, conscientes de sua vitalidade e importância na transformação do mundo. Isso é reflorescer”, compara Daniel. Não à toa, esse é o nome da mostra.

Resgate da autoestima

Após o lançamento, a exposição segue para o Jequitibá Plaza Shopping até o dia 29 de outubro. E entre os dias 30 de outubro e 1° de novembro, o trabalho do fotógrafo fica exposto no Terminal Rodoviário de Itabuna. Daniel também já explorou a beleza no universo feminino numa exposição sobre parto.

Agora, em homenagem ao Outubro Rosa, mês de luta e conscientização na prevenção do câncer de mama, traz essa emocionante obra fotográfica que, além de transmitir segurança para mulheres que enfrentam a doença, encorajando-as, eleva e resgata a autoestima dessas vencedoras.