Fantasma real das manchas de óleo tem novos episódios em Ilhéus


Praia de avenida, no centro da cidade, apareceu contaminada no início da manhã


Logo no início da manhã, dezenas de pessoas encontraram manchas na praia da avenida Soares Lopes (Fotos/reprodução: TV Santa Cruz)

 A misteriosa saga das manchas de óleo chegou à praia da avenida Soares Lopes, em Ilhéus, na manhã desta terça-feira (29), e mobilizou equipes da Marinha e Corpo de Bombeiros, além de dezenas de voluntários. Eles correram para impedir que o material descesse até os manguezais e retiraram cerca de três toneladas. Pode-se dizer que o local fica junto ao “coração” da cidade, para onde todos os turistas vão, em busca das imagens mundialmente famosas através dos escritos do saudoso Jorge Amado.

A zona norte também continua afetada pelas manchas, cuja origem permanece sem os devidos esclarecimentos. Lá, foram recolhidas três toneladas entre as praias de Ponta do Ramo e Ponta da Tulha, onde voluntários pediram ajuda para obter EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), a serem usados no trabalho de limpeza – a informação oficial é que tal aparato foi enviado.

O óleo foi encaminhado para a Codeba (Companhia das Docas do Estado da Bahia), de onde será encaminhado para análise. Mais comunicados ou pedidos de socorro, diante de possíveis novas manchas, podem ser feitos através dos telefones 193 e 99944-8423.

Na praia de Ponta do Ramo, voluntários pediram equipamentos de proteção