Feira de saúde comemora 100 dias do Hospital do Cacau; mamografias na programação



O Hospital Regional Costa do Cacau atende a 67 municípios (Foto: Clodoaldo Ribeiro)

Oferecer orientações para uma vida saudável. Esse é o objetivo da I Feira de Saúde do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, que será realizada entre 26 e 27 de março. O evento marca os 100 dias de funcionamento da unidade e estará aberto ao público das 8 às 18 horas, em frente ao ambulatório.

Como março é um mês dedicado à mulher, a unidade móvel de mamografia realizará um mutirão, instruindo sobre o autoexame de mamas para possível detecção de nódulos.

O evento é aberto à população ilheense e de municípios circunvizinhos, contudo as mulheres têm atendimento especial. Os serviços de mastologia têm papel fundamental na preservação da saúde feminina.

A faixa etária para realização do exame de mamografia é de 50 a 69 anos, preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde para rastreamento preventivo do câncer de mama. As interessadas devem comparecer portando original e cópia do cartão SUS, documento de identidade (RG) e comprovante de residência atualizado. Serão realizados 280 exames, em dois dias de permanência da unidade móvel.

“A finalidade é ofertar ações que auxiliem a população a olhar para a própria saúde, através de atendimentos e orientações básicas”, explica o diretor-geral do HRCC, Hernani Vaz Krüger.

A I Feira de Saúde conta com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e da Delfin Medicina Diagnóstica.