Fernando Gomes apresenta “time” titular e anuncia Carnaval em Itabuna



fg-secretariado
Os titulares de 9 secretarias e duas fundações foram apresentados nesta coletiva (Fotos: John Rodrigues)

Por Celina Santos

 

Acompanhado da filha caçula, Ester, e se definindo como “o gerente de Itabuna, sem dever satisfação a partidos”, o prefeito eleito Fernando Gomes reuniu a imprensa na tarde desta quinta-feira (29), para apresentar os 11 integrantes do primeiro escalão do 5º governo dele. Na entrevista coletiva, ele adiantou que a cidade terá o Carnaval Antecipado, num formato mais simples, com bandas regionais. A festa deverá acontecer entre os dias 10 e 12 de fevereiro.

Entre os nomes apresentados, a maioria já vinha sendo ventilada pela cidade. A ala feminina do “time” tem três integrantes: a Secretaria de Governo será mesmo ocupada por Maria Alice Pereira, presidente do Democratas; a de Assistência Social ficará sob o comando da primeira-dama, Sandra Neilma Ramos Costa; a Educação terá como secretária a professora Anorina Smith Lima.

A Secretaria de Saúde, conforme o prefeito eleito havia antecipado, será conduzida por um gestor. Ele é Vítor do Amor Santos Lawinsky, vindo de Salvador (Este não estava presente à coletiva). O presidente da Fasi (Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna), entidade mantenedora do Hospital de Base, será o médico José Leopoldo dos Anjos. Já o diretor-médico daquela unidade, será o ex-secretário de Saúde, Dr. José Henrique.

A Secretaria de Administração, pasta considerada também essencial para o andamento da máquina administrativa, estará sob a batuta de Dinailson Nascimento Oliveira. E a Secretaria da Fazenda e Planejamento (agora unificada em uma só pasta), responsável pelo norte das finanças da gestão, será assinada por Paulo Cesar Fontes Matos. E o procurador Geral do Município será Luiz Fernando Maron Guarnieri.

A Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente terá como titular o empresário John Vinícius Oliveira Nascimento. À frente da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), Jader Martins Guedes. Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), terá como responsável Francisco de Oliveira França. A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), que deverá abarcar também um departamento de Esportes, terá como presidente Daniel Garcia Moreno de Souza Leão.

O único ainda não definido entre os nove secretários é o titular do Transporte e Trânsito. Segundo Fernando Gomes, o projeto de reforma administrativa, que permitirá a definição dos cargos de segundo e terceiro escalões, será encaminhado à Câmara no dia 02 de janeiro.

fg-secretariado-2
Jáder Guedes, Daniel Leão, Dinailson Oliveira e Francisco França

 

fg-secretariado-3
José Leopoldo, Maria Alice e Anorina Smith