Festival do Mangostin traz “As Coleguinhas” para Una



ok simone-e-simaria
Simone e Simaria prometem um show pra lá de “caliente”

Estimular, sobretudo, o cultivo e o reconhecimento do mangostin, uma fruta típica do sul da Bahia. Esta é a proposta do Festival de Mangostin, que será aberto nesta quinta-feira (04), em Una. O evento, que está em sua segunda edição, está recheado de novidades este ano. Na programação, exposições de produtos agrícolas, artesanato local, apresentações culturais e visitas às fazendas de mangostin, com a presença de guias turísticos.

Além disso, muita música e animação prometem “esquentar” as noites frias. Todas as noites, até domingo (07), último do festival, artistas se apresentarão no palco montado em frente à prefeitura de Una. A dupla Simone e Simaria, principal atração da festa, vai cantar sucessos como “Meu violão e nosso cachorro” e “Amor mal resolvido”, nesta sexta-feira, a partir das 22 horas. Mais cedo, às 15 horas, acontece a Feira de Negócios “Una – A Terra dos Sabores!”.

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Una e entre os apoios está o Governo do Estado.  O Sebrae também é um dos parceiros e esse incentivo ao cultivo e divulgação do mangostin integra o Programa de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) no Território Litoral Sul. O programa visa, justamente, contribuir para a dinamização da economia, através do desenvolvimento dos pequenos negócios e beneficia outras cidades, além de Una, como Camacan, Canavieiras, Coaraci, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Itajú do Colônia, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, Ubaitaba e Uruçuca.

 

Conhecendo o mangostin

ok 1-Mangostin-_-sabor-e-benefícios-admirados
O município quer incentivar o investimento no cultivo do mangostin

Para quem ainda não conhece o mangostin, a fruta tem um casca grossa e roxa e também é chamada de mangostão. É muito cultivada em regiões tropicais, inclusive no Brasil. Seus gomos são brancos e suculentos.

Segundo especialistas, o mangostin é uma fonte muito rica de compostos fenólicos, substâncias altamente antioxidantes, que impedem a oxidação do colesterol “ruim”, o que lhe atribui importantes propriedades funcionais. Também é riquíssimo em fibras.