Festival em escola incentiva uso racional de energia


Evento também trabalhou com conceitos ligados à preservação do meio ambiente.


Durante seis semanas, alunos cumpriram tarefas voltadas para eficiência energética, segurança e sustentabilidade

O Colégio Estadual Presidente Médici, situado em Itabuna, foi uma das escolas selecionadas na Bahia para receber o Festival “Tô Ligado na Energia”, recentemente encerrado na cidade. A iniciativa tem como objetivo estimular o uso racional e seguro da energia elétrica entre estudantes de escolas públicas.

Promovido pela Coelba, o projeto acontece através do programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel, em unidades da rede pública, com colaboração da WWF. Numa programação que durou seis semanas, os alunos do Médici se dividiram em três equipes – verde, azul e amarela – e participaram de games e tarefas tendo como foco os temas de eficiência energética, segurança e sustentabilidade.

Eles participaram, também, de oficinas de laboratório criativo, teatro, música, percussão, dança e grafite. Todas realizadas com o propósito de fomentar o aprendizado sobre os temas sempre de forma lúdica e interativa.

Professores também estiveram engajados com o projeto

Meio ambiente

O Festival também trabalhou com conceitos ligados à preservação do meio ambiente. Por isso, uma das tarefas especiais foi o recolhimento de resíduos sólidos. Durante 25 dias, os alunos recolheram mais de duas toneladas de materiais, como ferro, aço, alumínio, papelão e garrafas PET, que serão doadas para cooperativas de reciclagem.

No último dia do projeto, foi realizado um show em que os alunos apresentaram em um palco especialmente montado na escola as atividades artísticas aprendidas nas oficinas e foram julgados pelas performances. Apresentaram releituras de clássicos, como “Chapeuzinho Vermelho”, “Romeu e Julieta”, e “Aladim”, além de responderem perguntas de conhecimentos específicos e gerais sobre os temas economia de energia, meio ambiente e segurança no uso da rede elétrica.

O dia foi aberto aos pais e comunidade que prestigiaram o evento. Na competição das equipes, a Verde foi a campeã. Mas toda a comunidade local foi beneficiada com a realização do Festival.