Fisiculturista de Itabuna vai a disputa inédita no Brasil


Christian Lucena espera conquistar status de profissional


Christian tem uma sequência de vitórias como fisiculturista

No sexto ano dedicado aos treinamentos para definir os músculos detalhadamente, o atleta Christian Lucena prepara-se para uma competição que pode torná-lo profissional em fisiculturismo. Ele será o único itabunense a participar, dia 20 de outubro, com atletas de vários países, do Mister Olímpia, em São Paulo. É a primeira vez que a disputa, realizada em Las Vegas/Estados Unidos, vem para a América do Sul.

O desportista, até então amador, acumula uma série de conquistas que respaldam os resultados já alcançados por ele. Recentemente, sagrou-se campeão do Generation Iron Show, em Belo Horizonte. Foi a primeira vez que ocorreu esse evento no Brasil. Para ser o melhor colocado, observa-se a simetria e harmonia do corpo, além da performance sobre o palco.

Formado em Educação Física, Christian tem acompanhamento de treinador, médico e nutricionista, para reunir as condições de exibir um físico considerado ideal para um fisiculturista.

Do gordinho ao atleta

Christian conta que começou a praticar musculação ainda na infância, porque precisava emagrecer. “Com 9 anos, eu pesava 60 e poucos quilos”, lembra. Daí em diante, tomou gosto pela prática, ganhou a primeira competição em Itabuna e hoje, aos 29 anos, pode-se dizer um atleta pronto para conquistar o status de profissional.

Ele deseja ser reconhecido pela IFBB Pro-League (a maior do mundo), ter um salário fixo e, consequentemente, mais patrocínios para competir. “O sonho do atleta é o reconhecimento; por todo o sacrifício que a gente faz uma vida toda. O título de profissional traz reconhecimento, traz esse conforto”, justifica.

O atleta conta com o apoio de Manoel do Carmo, da Hebreus Fitness, onde pratica musculação. “Um cara como ele nos dá motivação, porque não é hormônio nem esteroide que faz um atleta. Ele sempre bate nessa tecla. Se o atleta não se alimentar correto, não tiver uma disciplina de treino… porque o fisiculturismo é um estilo de vida”, afirma.