Forró toma conta em vários destinos Bahia afora


Sul e sudoeste da Bahia são opções para aproveitar o feriadão


O sanfoneiro Targino Gondim puxa o fole em várias cidades da Bahia e de outros estados

 Seja no arrasta-pé, no xote ou no xaxado, nestes próximos dias o clima de forró impera em diversas cidades da Bahia. E o sul do estado está, sim, nesse pacote que é a cara do Nordeste. Uma das cidades mais visitadas por pessoas da região e até de outros estados é Ibicuí.

Por lá, a festa na Praça Régis Pacheco começou na quarta-feira (19) e segue até 24 de junho. Com o tema “Povo Nordestino”, uma decoração típica, a tradição de quadrilhas e o som da sanfona contam com um verdadeiro time mestre em um bom forrobobó. Entre os artistas que sobem ao palco, as bandas Calcinha Preta, Limão com Mel e Lordão. Mas também tem Caviar com Rapadura, Plays, Donas do Bar e Sivirina Xique Xique.

Flávio José também traz clássicos da música nordestina

Ticomia

Sob o slogan bem modernista #EuSouOForró, o Ticomia chega a 32 anos, dia 22 de junho. Pelo palco da Fazenda Eldorado, sobe uma seleção de craques do forró. Que tal o xote chamegado de Flávio José? E o ritmo dançante da banda Saia Rodada? Tem, também, a presença contagiante de Luan Estilizado, mostrando que a sanfona deixa eco em todas as gerações.

Tem mais! Uma das sensações do momento, Márcia Fellipe traz o forró eletrônico do Amazonas, intimando a galera a se jogar, cantarolando: “Deus me livre/ mas quem me dera”. Se fosse pra pensar em perder o Ticomia, Mano Valter subiria ao palco avisando: “Não deixo não”.

Mas, como estamos falando de Ticomia, minha gente, uma tradição não pode faltar! “Dance, que o Lordão garante!”. A banda Lordão, presença garantida na festa, ganha o palco mais uma vez, com toda a energia e o estilo eclético comandado por Kocó.

Brega Light

Como o clima de forró segue em alta no dia da fogueira, 23 de junho, vem aí o Brega Light, na fazenda de mesmo nome, também em Ibicuí. A festa segue no dia 24 e nessa data adota o modelo “open bar”.

Sempre a partir do meio-dia, o palco do forró responderá ao comando das seguintes atrações: Zé Neto & Cristiano, Gusttavo Lima, Jonas Esticado, Wesley Safadão, Diego & Victor Hugo, Donas do Bar, Léo Santana, Parangolé, La Fúria, Lambasaia, Tayrone, Dorgival Dantas, Trio da Huanna e Dennis.

Márcia Fellipe traz o forró eletrônico do Amazonas

Itororó e Itapetinga também convidam

Quem optar por seguir uns quilômetros adiante pode aproveitar o São João em Itororó. A cidade sedia a 31ª edição do Festsol (Festival da Carne do Sol), entre os dias 20 e 23 de junho.

E o arrasta-pé fica por conta do tradicional forrozeiro Targino Gondim, presença garantida em muitas festas juninas da Bahia e de outros estados nordestinos. Mas o palco – e a plateia – também sacodem ao som de nomes, como: Rasta Chinela, Arriba Saia, Netinho do Forró e Forró do Caxangá.

Já em Itapetinga, de 21 a 24, o arraiá acontece ao comando dos seguintes artistas: Targino Gondim, Luan Estilizado, Anjo Azul, Gigantes do Brasil, Lambasaia, Trio da Huana, Arriba Saia, Pipocou do Trovão, Juá da Bahia, dentre outros.

Elba Ramalho promete fazer a “chinela chiar” em Santo Antônio de Jesus

Santo Antônio de Jesus em mais um São João

Para o leitor não pensar que estamos ditando os passos do forró dele (risos), tem também a alternativa de arrumar e desarrumar a mala da viagem um tantinho mais longe. Um dos destinos é o recôncavo baiano, na cidade de Santo Antônio de Jesus. Lá, a festa rola entre os dias 20 e 24.

E a sanfoninha “choradeira” toca ao som dos seguintes nomes – e as respectivas bandas:

Wesley Safadão

Simone e Simaria

Daniel Vieira

Saia Rodada

Solange Almeida

Elba Ramalho

Adelmário Coelho

Limão com Mel

Dorgival Dantas

DNA de Vaqueiro

Silvio Brito