Fórum discute feminicídio e questão racial no sul da Bahia


Itabuna tem maior número de casos no interior do estado


O Fórum visa debater os efeitos, as causas, o contexto de ocorrência do feminicídio

Estão abertas as inscrições para o I Fórum sobre Feminicídio e a Questão Racial no Sul da Bahia. O evento acontece no próximo dia 20, das 8 às 20 horas, no auditório da reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no campus Jorge Amado, Ferradas, em Itabuna.

O Fórum visa debater os efeitos, as causas, o contexto de ocorrência do feminicídio e a violência de gênero. Outro objetivo é apontar estratégias de enfrentamento e prevenção deste crime, em que as mulheres negras são as principais atingidas.

Programação

De acordo com a organização do evento, será um dia inteiro de debates entre professores, alunos, pesquisadores e representantes do Governo do Estado, como as promotoras Cleide Vaz e Cleide Ramos. Movimentos sociais e demais instituições voltadas ao combate à violência contra a mulher levarão demandas às representantes do estado.

A voz da sociedade estará na mesa-redonda com Célia Evangelista, do Movimento de Mulheres, Cláudia Vanessa Gomes, da UFSB/Porto Seguro; Maria Ivonete Silva Amaral, Cacique Tupinambá/Olivença, entre outras.

A ideia de realizar o Fórum surgiu a partir das discussões e leituras realizadas na turma do componente curricular “Gênero, sexualidades, negritudes e pobreza: um debate interseccional” do Programa de Pós-Graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais (PPGER/Campus Jorge Amado), ministrado pela professora doutora Célia Regina da Silva. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (73) 99101-5228, (73) 98874-8177 ou do WhatsApp (73) 99134-4274.

Ranking da violência

O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de homicídios contra as mulheres, sendo que a Bahia está entre os estados que apresentam as maiores taxas de violência contra a mulher (9,08 %). No âmbito do sul baiano, Itabuna é o município com o maior número de registros de violência contra as mulheres, depois da capital, Salvador. Já Itacaré, conforme o mapa da violência de 2015, ocupa a 10ª posição no ranking nacional de homicídios contra as mulheres.

A ocorrência de mais um crime brutal de feminicídio, seguido de suicídio, em junho passado, dentro de um ônibus, no centro de Itabuna, também serviu de alerta para o crescimento do crime na região.