Fórum discute inovação e sustentabilidade na mineração


Será nesta quarta-feira (14), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador


O presidente da BAMIN, Eduardo Ledsham, considera excelente oportunidade para discussão da atividade que representa 4% do PIB nacional

As inovações, práticas sustentáveis e as tendências para o setor da mineração no Brasil e no mundo são tema do I Fórum Internacional de Inovação e Sustentabilidade na Mineração, promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e pelo jornal Correio. O evento acontece nesta quarta-feira (14), a partir das 8 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador.

O fórum tem programação durante todo o dia, com três painéis temáticos. As inscrições para o I Fórum Internacional de Inovação e Sustentabilidade na Mineração são gratuitas e podem ser feitas através do site bit.ly/forumdemineracao.

Participantes

Entre os convidados e confirmados no evento estão: Alexandre Vidigal, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME) e Victor Hugo Froner Bicca, diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM). Das empresas privadas, Eduardo Ledsham, presidente da BAMIN, Paulo Misk, presidente da Largo Resources no Brasil, além do diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), entidade responsável pela mineração no Brasil, Rinaldo Mancin e do coordenador do Mining Hub, em Minas Gerais, Gustavo Roque.

Para Eduardo Ledsham, o evento é uma excelente oportunidade para que as empresas junto com poder público e sociedade discutam abertamente os temas que envolvem esta atividade que representa 4% do PIB nacional. “A mineração passa por um processo de reconstrução da credibilidade, após tragédias recentes que o país passou. Com transparência, incorporando novas práticas e novas tecnologias, sempre norteadas pelos princípios de sustentabilidade, transformaremos os recursos minerais em prosperidade e qualidade de vida para toda sociedade”, diz.

Entre os participantes internacionais, Orlando Jiménez, diretor da CommonwealthScientificand Industrial ResearchOrganization (CSIRO), vindo do Chile, apresenta as soluções utilizadas pela mineração lá.