Fraude de R$ 11 milhões na Previdência envolve Itabuna e Mascote



Servidores da Prefeitura de Mascote estão no foco da fraude investigada (Foto: Divulgação/PF Bahia)

 

A Polícia Federal e a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda cumpriram, na manhã de hoje (21), dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Mascote e Itabuna, no sul da Bahia. Batizada como operação “Ventura”, a ação tem foco no combate a uma quadrilha que fraudava benefícios previdenciários de diversas espécies. As fraudes investigadas, conforme cálculos da Previdência, já causaram prejuízo de R$ 11.441.301,20.

Fica em Itabuna a casa do principal acusado, um servidor da Prefeitura de Mascote. A polícia calcula que as irregularidades já vêm ocorrendo há 10 anos. Mas as investigações começaram em meados de 2017. O esquema, de acordo com a PF, funcionava através de servidores da prefeitura de Mascote.

Eles inseriam vínculos empregatícios falsos, através de Guia de Recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e Informações à Previdência Social (GFIP). Por este caminho, criavam um tempo de serviço fictício, para receber benefícios previdenciários. Essa fraude, descobriram as investigações, acontece desde 2008.

Os nomes dos investigados não foram divulgados. Porém, é de conhecimento público que eles responderão por ter cometido crimes de estelionato qualificado (artigo 171, §3º, do CPB) e inserção de dados falsos em sistema de informações (artigo 313-A do CPB).