Gacc mostra quantas vidas pode mudar com força da doação



Kaio é uma das crianças que encontraram suporte na luta através do Gacc

Com a história de Kaio Santos Nunes, de 5 anos, o Gacc (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) mostra o quanto é importante a solidariedade, também, na transformação de vidas. O garoto foi diagnosticado com tumor de Wilms há quatro anos. Ele mora no município de Paramirim, região de caatinga na Bahia, e buscou tratamento no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. Um suporte está presente na luta deste pequeno, para ele seguir com o tratamento: o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Sul Bahia.

“Kaio foi muito bem atendido aqui em Itabuna. Recebemos todo o suporte necessário para o tratamento e, se não fosse o Gacc, a gente já teria desistido, pois não teríamos condições de custear e nem de nos manter aqui em Itabuna. Acredito que sairemos daqui com a cura dele”, reconhece Etelvina de Jesus Santos, mãe do menino.

Extensão do trabalho

O Gacc Sul Bahia atende, em média, 270 crianças e adolescentes por mês. Para realizar este valoroso trabalho, se mantém com campanhas, eventos, o apoio de empresas e doações em geral.

Desde 2010, a entidade participa do McDia Feliz e com os recursos realiza projetos, como Melhoria da qualidade da assistência no serviço de oncologia pediátrica do Hospital Manoel Novaes, que beneficia crianças como Kaio.

“Toda essa campanha vai viabilizar que as nossas crianças e adolescentes tenham acesso ao cateter para evitar o sofrimento das furadas e também  a aquisição de um aparelho de Raio X portátil para os casos mais graves que não conseguem sair do leito. O objetivo é salvar vidas”, informa a médica Teresa Cristina Cardoso Fonseca, presidente do Gacc Sul Bahia.