Gapa realiza Encontro Nordestino de Prevenção da Aids e Hepatites Virais


Evento reúne representantes de seis estados e elabora Carta Política do Nordeste


Durante três dias de encontro, em palestras e mesas-redondas prevenção combinada foi a tônica

Por Auriana Bacelar

Itabuna sedia, até esta quinta-feira, o Primeiro Encontro Nordestino de Prevenção Combinada para Representantes de Organizações da Sociedade Civil, Redes e Movimentos de HIV e Hepatites Virais. O evento começou na noite de terça-feira (19), no auditório do SEST/SENAT, e reúne participantes e palestrantes de seis estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará, Pernambuco e Maranhão.

A programação inclui palestras e mesas redondas que discutem ações voltadas para a Prevenção Combinada, com uma maior divulgação da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e  Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). O encontro é realizado pelo Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (Gapa) de Itabuna, com recursos do Ministério da Saúde e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Fortalecimento da luta

Uma das participantes da mesa-redonda de abertura foi a coordenadora do Gapa/Bahia, Gladys Almeida. Para ela, “o evento está discutindo assuntos importantíssimos, como o crescimento do número de casos de HIV no Brasil, as estratégias da prevenção combinada e os direitos das pessoas que vivem com Aids. Precisamos discutir, repensar, encarar os desafios e envolver novas pessoas na causa do combate ao HIV/Aids.”

De acordo com a presidente do Gapa/Itabuna, Suse Mayre Moreira, o encontro contribui para o fortalecimento e integração dos movimentos de luta contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Ela explicou que “no final do encontro será elaborada a Carta Política do Nordeste, com sugestões e solicitações de políticas públicas voltadas para as áreas de prevenção, diagnóstico e assistência de HIV e Hepatites Virais.”

O número de pacientes diagnosticados com HIV e com hepatites virais aumentou no Brasil na última década. De acordo com a UNAIDS, o aumento foi de 21% na quantidade de novas infecções pelo vírus da AIDS, entre os anos de 2010 e 2018. No caso das hepatites virais, o aumento foi de 20%, segundo o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais.

Participantes contribuíram com integração dos movimentos contra doenças sexualmente transmissíveis

O que é Prevenção Combinada?

Quando se fala em prevenção da Aids, a primeira imagem que vem na cabeça da maioria das pessoas é de um preservativo. Mas, nos últimos anos vem se falando de outras formas preventivas do HIV/ISTs.

A melhor técnica de evitar a Aids/HIV é a prevenção combinada, que consiste no uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção, aplicadas em diversos níveis, para responder às necessidades específicas de determinados segmentos populacionais e de determinadas formas de transmissão do HIV.