Gapa reúne mulheres pela prevenção de doenças


Primeira etapa da capacitação sobre HIV/AIDS/ ISTs já está acontecendo em Itabuna


Capacitação acontece desta terça até quinta, na sede do Gapa em Itabuna

 Um grupo de 50 mulheres de todas as idades, de vários bairros de Itabuna, com diferentes profissões e funções sociais, está reunido na sede do Gapa para receber informações sobre HIV/AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A capacitação, parte do projeto “De Mulher para Mulher: Falando de Prevenção”, oferece informações sobre temas como sexualidade, diversidade sexual e de gênero, auto-cuidado, prevenção combinada, HIV/AIDS/ISTs, sexo seguro, autoestima e saúde sexual.

A proposta do projeto é que, após a capacitação, as participantes multipliquem as informações em suas comunidades. Conforme explica a presidente do Gapa/Itabuna, Suse Mayre Moreira, “essas mulheres vão elaborar um plano de ação, com foco na prevenção, para repassar os conhecimentos adquiridos aqui nos espaços que elas fazem parte. A meta final é atender a mil mulheres e assim contribuir para a redução da incidência de HIV/AIDS/ISTs entre elas do município de Itabuna”.

Aprender e compartilhar

A carga horária total da capacitação será de 40 horas. Nesta primeira etapa, são três dias de curso (20, 21 e 22 de agosto). Em seguida, as mulheres voltarão a se reunir na segunda etapa da capacitação, que será nos dias 04 e 05 de setembro.

Uma das participantes, a agente comunitária de saúde Mariene Bonfim, já planeja: “tudo o que eu aprender aqui vou passar para outras mulheres, vou compartilhar o conhecimento sobre prevenção e ajudar essas mulheres. Então, o projeto não é importante só pra mim, mas pra todas nós”.