Governo do Estado assume aeroporto de Ilhéus e prevê concessão



O governador Rui Costa assumiu nesta tarde a gestão do Aeroporto de Ilhéus (Foto: Edson Leite/Ministério dos Transportes)

Foi selada na tarde desta terça-feira (22), no Ministério dos Transportes, a transferência da gestão do aeroporto Jorge Amado, de Ilhéus, ao governo do Estado. O contrato foi assinado pelo governador Rui Costa e pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintella. De antemão, já foi anunciado que será licitada uma concessão à iniciativa privada.

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, a empresa de aviação civil que ganhar a licitação, além de ampliar o terminal de passageiros, realizar obra de recuperação da pista e a obra de tráfego aéreo, terá como obrigação fazer o estudo de localização, o projeto e o licenciamento ambiental para o novo aeroporto de Ilhéus.

“Nós estamos dando o primeiro passo e estamos tendo condição de fazer um investimento pelo setor privado na melhoria de condição daquele aeroporto para atrair mais voos”, enfatizou Cavalcanti.

Já o governador Rui Costa, através da assessoria, destacou a importância deste desfecho para a continuidade do desenvolvimento da região sul. “Aquela região sonha com um novo aeroporto. É o Estado assumindo este equipamento e, em nome do povo da Bahia, agradeço por chegarmos a este consenso”, afirmou.

O aeroporto de Ilhéus, por onde passa boa parte do turistas que chegam à Bahia, é um dos mais antigos do estado e o terceiro maior em número de passageiros. No passado, o local recebeu mais de 550 mil pessoas. Até abril de 2017, 190 mil.

O equipamento opera com a saída de sete a nove voos diariamente, assim como a chegada da mesma quantidade. É o principal aeroporto em funcionamento.

O aeroporto de Ilhéus é um dos mais antigos do estado