Greve em Itabuna: ônibus circulam com frota reduzida


Justiça obriga que 30% dos coletivos rodem nos horários de pico e 20% nos demais horários


Frota das duas empresas ficou na garagem no início da manhã

 Mesmo a população de Itabuna tendo ficado sem ônibus nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (3), por causa da greve dos rodoviários, veio uma medida para amenizar. Por se tratar de serviço essencial, a justiça deferiu liminar determinando que 30% da frota circulem nos horários considerados de pico e outros 20%, nos demais horários do dia.

Porém, segundo o presidente do Sindrod (Sindicato dos Rodoviários), Arlensen Nascimento, a greve é por tempo indeterminado. A categoria reivindica reajuste salarial de 5% e 9% de aumento no ticket-alimentação.

A circulação parcial dos veículos pelo menos diminui os transtornos verificados no início da manhã, com longa espera em vão nos pontos de ônibus; veículos de lotação e mototáxis oferecendo serviços – obviamente com preço bem superior ao cobrado nos coletivos.

Manifestação das empresas

A Aetu (Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Itabuna) informa que as negociações com funcionários foram encerradas no ultimo dia 28 e uma nova tentativa de reunião chegou a ser feita. “Solicitamos mais uma rodada para o dia 05/06, porém o sindicato não atendeu e optou por entrar em greve. No momento atual estamos operando por força de uma liminar que concedeu apenas 30% da frota”.

Uma vez iniciada a paralisação, a empresa afirma: “A previsão é continuar com 30% até que o dissídio seja julgado. Nosso jurídico está buscando uma revisão na liminar para aumentar o percentual mínimo da frota operacional”.