Hospital Costa do Cacau beira 5 mil exames em menos de três meses



Exames de Alta Complexidade ao alcance dos moradores de 67 municípios

 

Redução da fila de espera e do tempo para a entrega dos resultados, além da maior exatidão dos diagnósticos. Estes estão entre os principais benefícios para os usuários da rede pública de saúde, do sul do Estado, com o funcionamento do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus.Em menos de três meses, a unidade, que atende a 67 municípios da região, já realizou um total de 4.700 exames de imagem.

Na prática, amplia o acesso e dá suporte às secretarias municipais de saúde e às unidades hospitalares de pequeno porte. Há uma grande demanda para os exames e com o HRCC estamos atendendo a essa demanda, não apenas do ponto quantitativo, mas também, com maior eficiência e rapidez dos diagnósticos”, explica o diretor de operações do hospital, Cláudio Moura Costa.

 Exames e acesso

O Centro de Diagnóstico por Imagem do HRCC está equipado para a realização de exames de raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, angiorressonância (exame dos vasos sanguíneos, principalmente artérias, excelente para o rastreamento e o diagnóstico da doença vascular) e angiotomografia (exame de diagnóstico rápido que permite a perfeita visualização das veias e artérias do corpo, utilizando modernos equipamentos em 3D).

Os dois últimos citados, antes da inauguração do hospital, não eram oferecidos pela rede pública de saúde, em toda a região sul e mesmo os que eram ofertados pela rede particular, tinham preços muito acima da capacidade da grande maioria da população.