Hospital Costa do Cacau começa com mais de 400 cirurgias agendadas



O governador Rui Costa inaugurou o Hospital Regional Costa do Cacau nesta sexta (Fotos: Manu Dias)
O corpo de funcionários contratados já está a postos, para atender a uma população de 67 municípios

Ao inaugurar o Hospital Regional Costa do Cacau, o governador Rui Costa detalhou sobre o planejamento de oferecer serviços de Média e Alta Complexidade no interior do estado. Afinal, é lá que vivem 80% da população. Construído ao longo de um ano e meio, o Hospital Regional Costa do Cacau já começa com 414 cirurgias agendadas – a começar neste domingo (17).

Além de mencionar os mais de 200 leitos da unidade, Costa destacou o porte da sala de hemodinâmica, que oferecerá modernos serviços de cardiologia e neurologia. “O equipamento que adquirimos é o que há de mais moderno no Brasil e no mundo; é de última geração e vai possibilitar melhor ferramental para que o médico faça o seu trabalho. Como também cirurgia cardíaca aqui vai ser feita”, detalhou.

A seguir, alguns trechos da forma como o alcaide apresentou o hospital.

 

Hospital de ensino

São salas e instalações que foram concebidas desde o início para que este seja um hospital de ensino. O foco da sala de cirurgia tem câmera. É filmado e transmitido para as salas de ensino (que ficam em cima), onde os estudantes vão poder acompanhar as cirurgias; tem salas de aula para os alunos. Nossa Uesc – que já ficou consagrada como um dos melhores cursos de Medicina do Brasil –, terá um excelente equipamento para formar ainda melhor os nossos profissionais de saúde.

Por que escolhido para ensino?

Porque é uma unidade nova e por ter uma universidade federal, uma estadual e o IFBA. Três unidades públicas de ensino superior. Temos conversado com os reitores e queremos intensificar. Autorizamos novos concursos de professores e técnicos para a Uesc, na área de saúde. Ir estruturando as unidades existentes, para compatibilizar e integrar o ensino. No mundo inteiro, os melhores exemplos de saúde e de formação de novos profissionais é quando há essa integração. Precisamos rapidamente, pela escassez de médicos que nós temos, ampliar o número de médicos formados. Inclusive de especialidades onde temos dificuldade de contratar profissionais no interior da Bahia.

Gestão

O modelo é de gestão contratada, onde o estado vai acompanhar e monitorar os resultados, os indicadores.

Hospital Luiz Viana

Continuará funcionando até a data que dermos a ordem de serviço da reforma. A unidade está sendo municipalizada. Fizemos um convênio com o município de Ilhéus para uma completa reforma; ao invés de um hospital de emergência, será uma unidade materno-infantil para apoiar os procedimentos de partos de risco de toda a região. A expectativa é que no máximo em março nós consigamos iniciar as obras de reforma. Estamos estimando que em torno de seis a oito meses, consigamos finalizar todas as reformas. Porque o volume lá vai ser grande.