Ilhéus aperta a fiscalização para evitar entulho nas ruas; multa é de quase R$ 1 mil



entulho-jogado-nas-ruas-de-ilheus-pode-gerar-multa-no-valor-de-um-salario-minimo-foto-roberto-santos-secom-ilheus-3

A Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) e de Serviços Urbanos (Secsurb), está intensificando a fiscalização de posturas para inibir o descarte de entulho nas ruas da cidade, fato que tem se avolumado nos últimos dias. Por determinação do prefeito Jabes Ribeiro, a equipe de fiscalização integrada, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, vai atuar de forma ostensiva e poderá aplicar multa no valor de um salário mínimo (R$ 880) em quem for flagrado descartando esse tipo material em vias públicas.

Nas últimas semanas, tem crescido o número de locais que foram transformados em pontos viciados para despejo, principalmente, de restos de material e lixo de construção. O prefeito explica que “essa prática irresponsável acaba por invalidar o trabalho constante de manutenção das vias públicas, inclusive a regular coleta de lixo domiciliar. Estamos fazendo intervenções para termos uma cidade mais limpa no período de alta estação, quando a população aumenta em virtude do grande número de visitantes”.

Cooperação

Desde o ano passado, quando foi lançada a operação Ilhéus em Ação, a Prefeitura atua em duas frentes para combater esse tipo de problema. Em alguns pontos da cidade a questão foi resolvida, como nas proximidades do Centro de Atenção Integral à Criança – Darcy Ribeiro (Caic), no bairro Hernani Sá, e no centro da cidade, atrás da sede do Sindicato Rural, onde foram instaladas caixas estacionárias de lixo. Em outros locais, a própria população colaborou eliminando pontos viciados de lixo e também de entulho. A população pode colaborar denunciando esse tipo de prática, através do telefone (73) 3234- 4853.