Ilhéus autoriza o “Habite-se” de 2.120 casas populares



prefeitura-de-ilheus-autoriza-o-habite-se-de-2-120-casas-populares-na-zona-sul-foto-alfredo-filho-secom-ilheus-3
O documento autoriza ocupação das unidades habitacionais dos Condomínios Sol e Mar I e Sol e Mar II, na zona sul (Foto: Alfredo Filho)

A Prefeitura de Ilhéus autorizou o “habite-se” para a ocupação das 2.120 novas unidades habitacionais dos Condomínios Sol e Mar I e Sol e Mar II, localizados no km 02 da Rodovia Ilhéus-Buerarema (BR 251), na estrada do Couto, zona sul da cidade, financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida. Os apartamentos construídos no local integram o maior projeto de habitações populares da história do município. Mais 1.314 residências estão em construção nos bairros Teotônio Vilela e Banco da Vitória.

A entrega dos documentos foi feita pelos secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo e de Desenvolvimento Social, respectivamente, Antônio Viera e Kácio Brandão, com a interveniência da gerente de Gestão Ambiental e Controle do Uso do Solo, Fabíola Secchin, aos representantes das empresas Kubo Engenharia e Gráficos Empreendimentos.

O Habite-se é o documento emitido pela administração municipal, que atesta as condições adequadas de habitação das moradias. Em todas as obras que são construídas na cidade, essa documentação é obrigatória para a ocupação dos imóveis. De acordo com o secretário Antônio Vieira, “a emissão do documento é um procedimento que atende ao uso e controle do solo. Os projetos dos condomínios foram aprovados e obtiveram o licenciamento ambiental. Está tudo legalizado e organizado para que a população receba a habitação com plena dignidade”.

Vieira também destacou a importância do acompanhamento desses projetos habitacionais para a organização do Poder Público diante da expansão urbana da cidade. “Nós temos que ter os devidos cuidados, para que os empreendimentos sejam efetivamente de caráter social e que tenha o equilíbrio adequado, e não venham prejudicar ao Meio Ambiente, nem as vias, com ocupações irregulares. Assim evitaremos problemas como alagamentos, entre outros”, afirmou.

Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Social, Kácio Brandão, ressaltou o trabalho que o município realiza voltado para a habitação social, em parceria com o Governo Federal. “Temos o compromisso de ampliar ainda mais essas moradias. Desde o início da atual administração, o prefeito Jabes Ribeiro tem dedicado atenção especial à política pública na área habitacional. Hoje damos um passo importante para alcançar esse objetivo. Agora, vamos aguardar a assinatura dos contratos com a Caixa Econômica para a imediata entrega das chaves às famílias contempladas”, concluiu.