Ilhéus: Câmara discute soluções para moradores de rua


Audiência, solicitada pelo vereador Pastor Matos, será sexta-feira, a partir das 15 horas


Serão discutidas formas de apoio às pessoas em situação de rua

O Plenário Gilberto Fialho, da Câmara Municipal de Ilhéus, sediará uma audiência pública na próxima sexta-feira (12), a partir das 15 horas, para debater e buscar soluções viáveis para a população em situação de rua. A proposta da audiência foi apresentada pelo vereador Pastor Matos, através do requerimento nº 209/2019.

Foram convidados para a audiência órgãos como a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do programa Centro Pop, Ministério Público, Comissão de Direitos Humanos da OAB – Ilhéus, Defensoria Pública, Guarda Municipal, entre outros. Pela manhã, no mesmo local, acontecerá uma sessão especial em comemoração ao aniversário do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA). Todos esses eventos serão abertos ao público.

Como justificou o requerimento, “a população em situação de rua é formada por pessoas inclusas no quadro de risco e vulnerabilidade social, vítimas de um processo socioeconômico e excludente e da violência urbana, que na luta pela sobrevivência, concentram-se nos centros das cidades em busca de alternativas”.

Motivos

Entre os reconhecidos motivos que levam as pessoas a morarem nas ruas, o uso de álcool e drogas, problemas de saúde mental, abandono da família e problemas financeiros. Este último é apontado por especialistas como uma das principais razões que levam pessoas a esta situação.

“Precisamos de políticas públicas eficientes para tratar o problema que atinge o município e é através do debate com os órgãos públicos e sociedade civil que conseguiremos chegar a uma solução e enfrentar o problema”, ressaltou o vereador Pastor Matos.