Ilhéus: comissão visita nova ponte e acompanha avanços da obra  


Além de conferir os avanços, os membros discutiram sobre a regularização das licenças ambientais


A Comissão de Acompanhamento da nova ponte de Ilhéus, a primeira estaiada da Bahia, esteve novamente na manhã desta terça-feira (9), no local, para vistoriar o andamento das obras estruturantes. Além de conferir os avanços, os membros discutiram sobre a regularização das licenças ambientais. Falaram ainda sobre o projeto de reutilização das pedras usadas na obra e projeto de urbanização do entorno viário do setor sul.

Através das licenças, é que os locais indicados receberão os volumes de pedras, a exemplo do São Miguel e São Domingos (zona norte) e Enseada Sapetinga, no Pontal. De acordo com a superintendente do Meio Ambiente, Joélia Sampaio, essas licenças ambientais estão em fase final de conclusão. “A previsão é que no mês de agosto se inicie a retira das pedras para estas áreas indicadas.

Ainda segundo a superintendente, a área do São Miguel requer estudos mais precisos, com licença ambiental mais detalhada. Ela lembra que, na época, o prefeito Mário Alexandre havia determinado que o Governo Municipal elaborasse um projeto de requalificação dos espigões, para recebimento dessas pedras. “No local, há uma incidência mais forte da corrente marinha”, informou Joélia.

O vice-prefeito e membro da comissão, José Nazal falou da importância do acompanhamento de uma obra importante para o município de Ilhéus. “Sobretudo no desenvolvimento da obra nas questões de edificação, licenças ambientais e sobre os acessos do viário norte/sul. Nosso papel é vistoriar, questionar e acompanhar todos as etapas”.

Atualmente a empresa OAS já instalou quatro estais, que são os cabos que sustentam o vão central da ponte. Com 533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura, o projeto inclui passeio, canteiro central, uma ciclovia e pista dupla nos dois sentidos, além de um acesso viário ao Centro e Litoral Sul, com cercas de 2,7 quilômetros, que também está em execução.

Participaram da visita de acompanhamento, representantes da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra/SIT), Superintendência Municipal do Meio Ambiente (Sema) engenheiros e técnicos da OAS; representante da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Uesc, Associação Comercia e Industrial de Ilhéus (ACII) e imprensa local.