Ilhéus mantém boa ocupação hoteleira durante o Festival do Chocolate


Ilhéus possui 9 mil leitos, que vão de hotéis de luxo a simples albergues


Até domingo, 22, a cidade de Ilhéus sedia o 10º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, evento de agronegócio, turismo e gastronomia que vem atraindo milhares de visitantes, de acordo com os organizadores do evento. A alta ocupação turística na cidade é concentrada na rede hoteleira local que possui, aproximadamente 9 mil leitos, que vão desde empreendimentos de luxo a simples albergues. Considerada por especialistas como um dos melhores destinos de lazer, negócio, gastronomia e entretenimento no Brasil, Ilhéus é uma das cidades mais importantes no cenário do turismo baiano.

Desde o mês passado, a excelente quantidade de visitantes refletiu na média de ocupação dos hotéis e pousadas, que registraram índice médio de 85 por cento de ocupação, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur) e empresários do setor hoteleiro. O secretário de Turismo, Hélio Ricardo conta que os equipamentos ligados ao ecoturismo, praias, pesca esportiva, turismo de eventos, hotelaria, gastronomia e a temporada de cruzeiros, são as marcas da nossa histórica Ilhéus e ela sabe aproveitar bem esse momento”.

Empresários do setor hoteleiro comemoram a taxa de ocupação e reafirmam que a indústria do turismo é a responsável por garantir o funcionamento de outros setores da matriz econômica regional. Segundo afirmam, as áreas econômicas estão relacionadas ao lazer, comércio, cultura, gastronomia, hotelaria, com geração de emprego e renda. Observam ainda que o festival estimula a formatação de novos negócios, além de consolidar Ilhéus no mapa do turismo nacional e internacional.

O Festival acontece no Centro de Convenções e durante os dias de evento, tem a proposta de apresentar toda a cadeia produtiva do cacau ao chocolate, com os melhores chocolates de origem do Brasil, além de workshops, fórum, exposição, visita às fazendas de cacau entre outros.