Ilhéus: Os primeiros secretários do governo Mário Alexandre



secretariado-marao-foto-clodoaldo-ribeiro
Marão e Nazal com os primeiros secretários anunciados (Foto: Clodoaldo Ribeiro)

Já foram anunciados os nomes dos futuros titulares das oito principais secretarias do governo Mário Alexandre (Marão), em Ilhéus. De acordo com o gestor, as outras pastas serão ocupadas por secretários já nomeados ou funcionários de carreira.

Para o prefeito eleito, “este formato possibilitará a continuidade dos trabalhos das pastas, nesta fase transitória, aproveitando o conhecimento técnico, burocrático, além da experiência na máquina pública, garantindo eficiência”.

Por ora, estão definidos os ocupantes da Saúde, Educação, Serviços Urbanos, Turismo, Assistência Social, Comunicação e Relações Institucionais, além dos cargos de procurador-geral e controlador geral do Município.

Mário Alexandre trabalha na perspectiva de cortar parte dos cargos comissionados, para proporcionar economia mensal de, aproximadamente, R$ 350 mil. No total, calculam o prefeito e o vice, José Nazal, a economia nos primeiros três meses deverá ser de R$ 600 mil.

 

Os nomes e respectivos currículos

 

Planejamento e Desenvolvimento Sustentável – José Nazal Soub (O ilheense tem 60 anos, é filiado ao partido Rede Sustentabilidade, integra o Elo Estadual como membro da Comissão de Ética; ingressou na vida pública em 1977 como Oficial de Gabinete da Prefeitura Municipal de Ilhéus; exerceu diversos cargos na administração pública no Executivo e Legislativo;  foi Secretário de Planejamento do Município de Uruçuca;  Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus; autor de dois livros publicados sobre a história de Ilhéus; Filiado ao partido Rede Sustentabilidade, integra o Elo Estadual como membro da Comissão de Ética).

Governo – Sérgio Sousa (52 anos, bacharel em Teologia, Coordenador de Recursos Humanos do Hospital Geral Luiz Viana Filho).

Relações Institucionais – Alisson Mendonça (53 anos, Advogado e Agricultor, exerceu cinco mandados de vereador em Ilhéus tendo presidido a Câmara Municipal; foi Secretário de Planejamento, Indústria e Comércio e Secretário de Governo do Município de Ilhéus; Presidente fundador do CONCIDADE 2010/2011).

Fazenda – Elifaz Anunciação (Graduado em Ciências Contábeis; Mestre em Contabilidade; Professor do Centro de Ensino Superior de Ilhéus de Graduação e Pós-graduação. Experiência na área de administração com ênfase em Análises de Custos).

Comunicação – Alcides Kruschewsky (56 anos, carreira Banco do Brasil – Gerência de Atendimentos Especiais (1982/1996), radialista, empresário, Gerente da Estância Hidromineral de Olivença – SETUR (2000/2003), exerceu dois mandatos de Vereador em Ilhéus (2005/2012), exerceu os cargos de Secretário de Governo e Secretário de Turismo de Ilhéus).

Administração – Bento Lima (Advogado, especialista em Direito Público e Privado e em Direito Material e Processual do Trabalho. Professor Universitário de Direito Empresarial, Direito Falimentar, Legislação Trabalhista. Procurador Geral do Município de Uruçuca-Bahia).

Assistência Social – Soane Galvão (Bacharel em Direito com especialização em Direito Público e Privado).

Saúde – Luciene Moura (Médica, especialista em Gastrenterologia, Endoscopia e Colonoscopia pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte – MG. Diretora Geral do Hospital Geral Luiz Viana Filho (2004/2005).

Educação – Eliane Oliveira (É graduada em Pedagogia e Letras (português e inglês); pós-graduada em Gestão do Trabalho Pedagógico (Supervisão e Orientação Escolar); especialista em Psicopedagogia Institucional; formação em Relações Étnico Raciais; mestranda em Educação).

Turismo – Roberto Lobão (34 anos, formado em Publicidade e Direito, especialista em Direito Municipal, Consultor Público experiente atuante em todo território do Estado da Bahia, Promotor Turístico do Estado da Bahia em Estados do Brasil e países da Europa e da América do Norte, gestor do ramo do turismo e da área do entretenimento).

Interior – Angelito Dias Filho (supervisor de vendas das Cafés Finos, já foi secretário do interior e secretário de infraestrutura do município de Ilhéus).

Serviços Urbanos – Jorge Cunha (Formação Engenharia Agronômica. Pós-graduações em Gestão Pública, MBA (Mestrado Profissional), Gestão Empresarial; Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental, Engenharia de Segurança no Trabalho, Gestão de Petróleo e Gás Natural e ex-secretário de Serviços Urbanos (2005-2007).

Infraestrutura – Hermano Fahning (41 anos, Engenheiro Civil, é servidor público do Município de Ilhéus; pós-graduado em: Gestão Pública, Liderança, Gestão de Negócios, Engenharia de Segurança do Trabalho e Marketing Esportivo).

Indústria e Comércio – Paulo Sérgio dos Santos (Formação contabilidade, empresário à 25 anos. Durante esse período fiz vários cursos na área de gestão e administração).

Procurador Geral – Fabiano Almeida Resende (Advogado, exerceu cargos de Procuradoria e Assessoria de diversos municípios e câmaras municipais, em defesa judicial e/ou administrativa inclusive em Tribunais Superiores. Integra o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-BA (2016/2018); integrante da Comissão de Prerrogativas na Subseção da OAB-Ilhéus; sócio do Almeida Resende Sociedade de Advogados, militando em diversos estados notadamente no Distrito Federal).