Ilhéus sedia II Congresso Mirim Oncológico



congresso_mirim
O congresso é uma das ações do Setembro Dourado

Informar, de forma lúdica, para crianças e adolescentes, sobre o papel de cada integrante da equipe multiprofissional no tratamento oncológico, orientando também pais e cuidadores da importância das práticas de cuidado, o desenvolvimento do bem-estar desses pacientes, bem como os direitos adquiridos durante o tratamento. Esta é a proposta do II Congresso Mirim Oncológico Pediátrico, que acontece no dia 29 de novembro, no Hotel Praia do Sol, em Ilhéus.

Promovido pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC Sul Bahia) e pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o evento, que terá como tema e “Vida em toda sua plenitude”, será realizado pela Equipe Multiprofissional do Ambulatório Oncológico Pediátrico e pelo Núcleo de Estudos e Orientação em Oncohematologia Pediátrica (NEOOP).

O congresso faz parte das ações do Setembro Dourado e contará com a presença de Simone Mozzilli, Presidente da ONG Beaba – entidade sem fins lucrativos que tem como missão desmitificar o câncer para pequenos pacientes, suas famílias e sociedade.

Participarão do evento cerca de 50 crianças com câncer e seus familiares. Segundo a médica Teresa Fonseca, presidente do GACC Sul Bahia, Oncohematologista pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), o encontro visa, ainda, conscientizar os pacientes e promover o estímulo para cumprirem as etapas e protocolos do tratamento, pois a criança com câncer está suscetível a experiências dolorosas que diminuem a autoconfiança e podem influenciar a aceitação do tratamento, além de prejudicar o seu desenvolvimento psicossocial. “A humanização pode auxiliar a reverter esse quadro e proporcionar melhor qualidade de vida a estas crianças e suas famílias”, explicou.

A SOBOPE e a CONIACC também são apoiadoras do evento. E como patrocinadores o II Congresso Mirim Oncológico estão os Hotéis Praia do Sol e Aldeia da Praia, Itão Hipermercados, Rota Transportes, Arrazze Camisetas e Armarinho Guimarães.