Índice de mortes por infarto diminui para 10% em Itabuna


Houve redução significativa no número de mortes


Uma rede de atendimentos é ligada ao serviço da Hemodinâmica da Santa Casa

Após sete meses de implantação da campanha Itabuna: morte zero por infarto- Programa de Diagnóstico e Logística Integrada para Tratamento de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), o número de óbitos causados por Infarto no município teve uma redução significativa.

Itabuna está abaixo da média mundial, que é de 30% de óbitos. Os números e mais detalhes sobre o programa serão apresentados pela equipe da hemodinâmica na noite de hoje (16), no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho.

A redução, de acordo com o médico coordenador do Serviço Hemodinâmica da Santa Casa de Itabuna, o cardiologista Gláucio Werneck, se dá pela agilidade entre o tempo de espera no atendimento e o diagnóstico. “Para o infarto, o tempo entre diagnóstico e intervenção é fundamental para determinar o grau de severidade e complicações do paciente”, sinaliza.

Segundo o profissional, o que torna este programa fantástico é a possibilidade de encurtar o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, minimizando os riscos de sequelas e óbitos”, explica.

Pioneira

Itabuna foi a primeira cidade da Bahia e a segunda do Nordeste a implantar o Programa LATIN (Rede Latino-Americana de Telemedicina para Infarto). A iniciativa tem como porta de entrada para o atendimento a emergência do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Monte Cristo e o Pronto Atendimento do Hospital Calixto Midlej Filho e o SAMU de Itabuna. Todos estes são interligados ao serviço da Hemodinâmica da Santa Casa, que atua como central de tratamento para infarto para 100% dos casos diagnosticados como emergência.

Para o provedor da entidade, o médico Eric Júnior, o programa tem sido um sucesso. “Sabemos que ter um atendimento mais efetivo e com uma avaliação mais minuciosa na emergência, certamente, ajuda a salvar vidas, e é isto que o programa LATIN vem permitindo aos nossos pacientes. Os números comprovam e o resultado está sendo bastante satisfatório”.