“Informar para não afogar” orienta banhistas


Ilhéus conta com 23 postos fixos com duplas de salva-vidas


Projeto está à disposição em outras praias de Ilhéus

O litoral de Ilhéus possui 90 quilômetros, sendo o mais extenso de toda a Bahia e um dos mais procurados destinos de praias do Brasil. Parte deste cenário vai abrigar, neste sábado e domingo, o projeto “Informar para não afogar”. Será na Praia Cai N’água, em Olivença, será partir das 8 horas.

Na ocasião, o Circuito Charles Chaves de Surf – realizará a primeira etapa 2018, e pretende atrair inúmeros banhistas ao local. A iniciativa, promovida pelo Corpo de Salva-vidas – vinculado à Secretaria de Administração, tem a finalidade de conscientizar a população e turistas sobre os riscos de afogamento durante o banho de mar.

Eles ouvem palestras que abordam os índices de afogamentos e medidas de prevenção e participam de atividades práticas, como primeiros socorros e técnicas de salvamento aquático. Além disso, aprendem sobre medidas de prevenção, como: evitar tomar banho em área não supervisionada; não ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas antes de tomar banho; obedecer à sinalização nas praias; evitar tomar banho de mar sozinho e manter 100 por cento de atenção às crianças.

O projeto está à disposição de outras localidades. Para isso, os interessados devem procurar a base do corpo de Salva-vidas, na avenida Soares Lopes, centro da cidade. “A iniciativa visa reduzir a ocorrência de afogamentos nas praias do município, cuja frequência praticamente duplica na temporada de verão, por isso, estaremos lá, a fim de informar para não afogar”, detalha Domingos Madureira, salva-vidas e coordenador do projeto.