Ilhéus: “Informar para não afogar” presente em Surf Treino



Os banhistas ouvem palestras que abordam os índices de afogamentos e medidas de prevenção

Neste sábado e domingo, dias 2 e 3 de dezembro, o Projeto “Informar para não afogar” vai estar na Praia da Batuba Vagão, em Olivença, durante o 3º Surf Treino, competição promovida pela Associação Olivença de Surf. O evento contará com as categorias Open aberta, com 20 vagas e Local, Gromets, Master, Bodyboard, Feminino e Espuminha. “O Projeto visa reduzir a ocorrência de afogamentos nas praias do município, cuja frequência praticamente duplica na temporada de verão, por isso, estaremos lá, a fim de informar para não afogar”, detalha Domingos Madureira, salva-vidas e coordenador da iniciativa.

Madureira explica que os banhistas ouvem palestras que abordam os índices de afogamentos e medidas de prevenção, além de participar de atividades práticas, como primeiros socorros e técnicas de salvamento aquático. “Devemos prevenir o ano inteiro, embora nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, as ocorrências são ainda maiores e o alvo desse projeto são as pessoas que não têm conhecimento sobre os perigos do banho de mar”, pontuou.

Projeto na praia – O projeto leva orientações sobre a definição e tipos de afogamento, mecanismo da lesão, técnicas de suporte básico de vida em afogamento, resgate aquático com prancha de surf, além de medidas de prevenção, como evitar tomar banho em área não supervisionada; não ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas antes de tomar banho; obedecer à sinalização nas praias; evitar tomar banho de mar sozinho; manter 100% de atenção às crianças, entre outros.

O litoral de Ilhéus possui 90 quilômetros, sendo o mais extenso de toda a Bahia. Através da secretaria de Administração, a Prefeitura de Ilhéus conta com 23 postos fixos com duplas de salva-vidas para o trabalho de fiscalização e orientação aos banhistas, distribuída entre a praia de Mamoan, no litoral norte, até Águas de Olivença, no litoral sul.