Inovação e empreendedorismo marcam Workshop de Comunicação Visual do Cetep em Itabuna


Evento contou com apresentação de projetos desenvolvidos pelos alunos do curso técnico, a exemplo do “ComuniCano”, “Delícias de Saber” e do “Museu da Tecnologia”


Estudantes mostram, com criatividade, o resultado do que aprendem em sala de aula (Fotos: Evellin Portugal)

Cerca de 100 alunos do curso de Comunicação Visual do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II (Cetep), antigo Colégio Maria de Lourdes Veloso, em Itabuna, realizaram, na manhã de quinta-feira (8), o VII Workshop de Comunicação Visual. Este ano, o evento teve como tema “Inovar e Empreender”.

Durante toda a manhã, alunos do Cetep, de outras escolas e convidados conheceram projetos desenvolvidos pelas turmas do 1º ao 4º ano do curso técnico, a exemplo do “ComuniCano”. Através dele, os estudantes construíram diferentes estruturas utilizando canos de PVC, como stand, cavaletes, painel giratório tridimensional, suporte para câmera, araras, entre outros.

Para Welison de Souza, que fez parte da equipe de produção, os maiores benefícios da utilização destes equipamentos são o baixo custo e a facilidade para transportá-los. “São peças leves, desmontáveis e é algo inovador”, afirmou o aluno. “O objetivo é construir estruturas que são utilizadas pelo próprio curso e pelo colégio, como suportes para banner. Mas a ideia é, em breve, começar a comercializar. E com essa verba, desenvolver outros projetos”, completou o estudante Juliano Silva.

A comunidade pôde testemunhar

Leitura e museu

Um stand que também chamou bastante a atenção dos visitantes foi o do projeto Delícias de Saber. Nele, uma geladeira velha foi transformada numa estante de livros. E qualquer pessoa pode pegá-los, bem como abastecê-la com novos exemplares.

“Queremos mostrar o valor e a importância que a leitura tem, além de resgatar geladeiras que estão poluindo o meio ambiente. Essa, por exemplo, foi encontrada na praia. Reformamos, plotamos, arrecadamos livros e hoje os alunos podem pegá-los aqui, levá-los para casa, fazer trocas e também fazer doações. A ideia é expandir o projeto para outras escolas e para praças da cidade”, revelou Maria Elisa Lopes, do 3º ano de Comunicação Visual.

Outra atração do workshop foi o Museu da Tecnologia, expondo peças antigas que marcaram a história de muitas gerações. Além da apresentação dos projetos, também houve exposição de games, desfile de cosplay, estúdio fotográfico, galeria de artes dos alunos, sessão de light paint e o lançamento do jornal impresso Cetep Comunica, totalmente produzido pelos alunos.

A alegria do resultado

Retorno para comunidade

Para o articulador do curso de Comunicação Visual, Oldair Santos, o workshop é sempre importante para todos os cursos técnicos do Cetep. “É o momento de os estudantes apresentarem os trabalhos, projetos desenvolvidos durante o ano ou exclusivamente para o evento. E como é aberto ao público, dá uma boa visibilidade para a escola, para os cursos que são oferecidos aqui, o que acaba atraindo novos alunos”, analisou.

A mesma opinião é compartilhada por Denise Almeida, vice-diretora pedagógica do Cetep. “O workshop permite que os alunos vivenciem na prática a inovação e o empreendedorismo. Além disso, a comunidade tem a oportunidade de conhecer projetos muito interessantes. E pela primeira vez temos aqui em Itabuna um Museu da Tecnologia. Junto com a história da tecnologia, o museu traz a história da civilização em si. Agora vamos partir para buscar recursos e montar a estrutura de um museu mesmo. E a proposta é que seja aberto à comunidade. Não há como construir o novo sem reconhecer o passado”, destacou Denise.

Alunos posam, com orgulho, durante o workshop

Interação

Quem participa destaca a interação proporcionada pelo evento. “Junto com as outras turmas, temos a oportunidade de mostrar que é um curso importante e que pouca gente conhece”, disse Maria Thalita Macedo, estudante do 4º ano.

“É muito importante ter esse tipo de evento, para criar visibilidade para o colégio. E é uma grande oportunidade para as turmas trabalharem juntas. O workshop estimula a criatividade, o trabalho em equipe e, por mais que seja um projeto grande, que requer tempo, dedicação e estudo, é um momento de descontração”, destacou a aluna Letícia Magnavita, também do 4º ano.