Inscrições abertas de residência para escritores


Interessados devem ser inscritos até 05 de outubro; residência gratuita até janeiro de 2020


Os selecionados poderão ficar nesta residência em Itaparica, de novembro de 2019 a janeiro de 2020 (Foto: Taylor Van Horne)

Voltado para escritores, a Fundação Cultural do Estado da Bahia está com inscrições abertas para o edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar, localizado em Itaparica. Será selecionada uma proposta com foco na literatura ou com a transversalidade entre literatura e outras linguagens artísticas como música, teatro, artes visuais, circo, dança e/ou audiovisual.

A inscrição é gratuita e acontece até 5 de outubro de 2019. Interessados devem manter contato pelo e-mail literatura.funceb@funceb.ba.gov.br, com o assunto “Inscrição – Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar”.

A mensagem deve contar uma carta de intenção (máximo de uma lauda) explicando o interesse e a relação do projeto com a residência artística no Sacatar e o formulário de inscrição preenchido, disponível no site da Funceb.

Qualificação para artistas

A Residência Artística é uma ação do Instituto Sacatar em parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa), que visa incentivar a qualificação de artistas da palavra do estado, estimular a criação e a produção literária baiana e promover a interação dos artistas locais com artistas de outros países, residentes no Instituto.

No período de Residência Artística, que acontecerá de 18 de novembro de 2019 a 13 de janeiro de 2020, o Instituto Sacatar ficará responsável por disponibilizar para o escritor selecionado uma suíte individual (quarto e banheiro) e um estúdio separado, ambos na sede do Instituto, além de todas as refeições.

Ao escritor da proposta selecionada caberá arcar com as demais despesas, como gastos pessoais, transporte local e todo o material de trabalho.

Uma vez selecionado, deverá apresentar certificado de conclusão ou documento equivalente, expedido pelo Instituto Sacatar, comprovando o aproveitamento; memorial poético (conceituação) do processo de trabalho em residência; memorial técnico-descritivo das obras produzidas; e outros registros a serem apresentados publicamente, em formato discursivo, editorial, educativo e/ou expositivo para possível publicação no site da Funceb.