Instituto Nossa Senhora da Piedade comemora 100 anos em Ilhéus



fachada
Fachada do centenário Instituto Nossa Senhora da Piedade

O Instituto Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus, comemora, nesta quinta-feira (15), cem anos de fundação. A instituição, da Ordem da União Romana, se dedica à educação de crianças e jovens, realiza, a partir das 18 horas, procissão seguida de Missa solene. Após a celebração, no palco montado no Pátio dos Sapotis (área interna), os alunos realizam atividades culturais.

A programação se estende no sábado (17), com o encontro de ex-alunos da Piedade. Ás 11 horas, será celebrada Missa de agradecimento, almoço de adesão, descerramento da Placa comemorativa, numa homenagem do grupo das ex-alunas ao centenário da instituição.

A abertura da exposição “Ontem e hoje. Piedade 100 anos” que tem a curadoria da ex-aluna Ana Virginia da Fonsêca Santiago, será às 14h30min. Em seguida, as festividades continuam, no mesmo local,  com a tarde cultural sob a responsabilidade da ex aluna Socorro Pastor.

Ainda no dia 17 (sábado), o polimusicista, cantor de blues e compositor, Vasco Faé, se apresentar no Teatro Municipal de Ilhéus, com show especial. Nos dias 23 e 24 o colégio realiza a Gincana do Centenário envolvendo alunos do Fundamental II e Ensino Médio. No mês de outubro a Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz estará lançando um livro contando a história do primeiro colégio para meninas no interior da Bahia. A celebração do Centenário do escola da Rede Mundial de Educação Ursulina começou com o tríduo  com celebrações na Capela Nossa Senhora da Piedade.

História

O Instituto Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus é uma instituição educacional, sem fins lucrativos, pertencente à União Romana da Ordem de Santa Úrsula. O colégio foi fundado em 1916 por Madre Thaís do Sagrado Coração Paillart, que veio da França, da comunidade de Quimperlé, atendendo o apelo do bispo  Dom Manuel de Paiva, em 1915, com Convento, voltado para educação de moças, vocacionadas ou não.

O instituto está localizado no Alto da Piedade, na Rua Madre Thaís, numa área de 75 mil metros quadrados. São oito edifícios principais com laboratórios diversos incluindo de programação e informática,  de publicidade e propaganda, auditórios, biblioteca, sala de leitura, capela, Museu da Piedade, comunidade religiosa, ginásio poliesportivo, sala de audiovisual, parque infantil, herbário, cantina, refeitório,área verde (matinha), jardim da gruta, salão nobre, salão de conferências, sala de dança, sala de orações, sala de costura, piscina semiolímpica, piscina infantil , três pátios arborizados e palácio destinado à parte pública (Escola Santa Ângela).

Educação Global

Dirigido pelas religiosas Ursulinas da União Romana, a partir de 2008, visando um maior contato cultural entre os alunos da Rede Ursulina no mundo inteiro e um melhor aprendizado de línguas estrangeiras, o Instituto Nossa Senhora da Piedade iniciou o programa de intercâmbio Educação Global.

Integral

Há 20 anos a escola presta educação em tempo integral. Os alunos, desde o infantil até o fundamental, podem ficar nos dois turnos na escola, onde fazem refeições, tema banho, repousam  tem reforço escolar, atividades artísticas, esportivas, culturais e lúdicas.