Interno do Conjunto Penal de Itabuna faz matrícula em curso universitário


Em um ano, cinco reeducandos ingressaram em cursos universitários em Itabuna


O anúncio da matrícula foi feito sábado (4), durante evento de certificação em diversos cursos profissionalizantes ofertados na unidade prisional

Mais um interno, que cumpre pena no regime semiaberto no Conjunto Penal de Itabuna, acaba de ser matriculado em um curso de nível superior. Outro, na mesma situação, também aprovado e matriculado, recebeu Alvará de Soltura e preferiu cursar a faculdade em outro município, onde vivem seus pais.

O anúncio foi feito no sábado (4), durante evento de certificação em diversos cursos profissionalizantes ofertados na unidade prisional, por meio do Centro de Educação e Ressocialização. “É, sem dúvida, uma vitória para esses reeducandos, e também uma comprovação de que a ressocialização é uma realidade possível”, afirma o diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Adriano Valério Jácome da Silva.

O novo universitário discursou e afirmou que este é um momento de muita alegria. “Agradeço à Socializa, à professora Carminha (Maria do Carmo, coordenadora da Educação no CPI), que foi uma mãe durante esse processo. Estou voltando a integrar a sociedade, como uma parte que ela sentiu falta, e devo isso ao apoio que tive nessa instituição”, ressaltou.

Com esse novo matriculado, em um ano, são cinco reeducandos que ingressaram em cursos universitários em Itabuna, sendo que três estão cursando aqui, enquanto dois preferiram deixar a cidade, por terem origem familiar em outras localidades.