Invasão de 11 fazendas em Itaju do Colônia mobiliza polícia



As polícias de Itabuna e Itapetinga estão mobilizadas após a invasão de 11 fazendas na região de Itaju do Colônia, na madrugada desta segunda-feira (2). Do total, sete propriedades ficam no chamado Baixo Amazonas e quatro no Pancadinha, sentido Pau Brasil. A ocupação é atribuída a supostos índios.

Ainda pela tarde, um destacamento da polícia de Itapetinga tinha sido deslocado para o distrito de Palmares. Estava previsto que chegaria reforço de Itabuna nesta terça.

As primeiras informações dão conta de que funcionários das fazendas foram expulsos durante a invasão. Havia, também, registro de roubo de pertences, a exemplo de uma moto.

O Diário Bahia manteve contato com o Sindicato Rural de Itaju na tarde de hoje, mas a entidade só tinha informações extraoficiais até aquele momento.

As invasões a fazendas da região recomeçaram depois que um grupo ocupou uma propriedade do ex-ministro Geddel Vieira Lima, no território de Itapetinga. As referidas propriedades são utilizadas na criação de gado de corte e leiteiro.

Neste momento, está acontecendo uma reunião de produtores rurais com o coordenador regional da Polícia Civil em Itabuna, André Aragão.