iPhones 4s e 5 estão mais rápidos, entenda porque.



iOS 9.2.1 surpreende e aumenta performance dos ‘veteranos’

do indica que a Apple segue firme e forte na tarefa de melhorar e aparar as arestas de seu sistema operacional mobile. Além de já trabalhar na versão 9.3 Beta da plataforma, a companhia lançou recentemente a atualização 9.2.1 para seu iOS – ainda que sem muito alarde ou uma lista extensa de novidades. Felizmente essa última edição estável do software traz novidades escondidas e que devem dar um belo respiro aos dispositivos da linha iPhone que não são da era 6 ou 6s.
Não é de hoje que a Empresa da Maçã é criticada por tornar quase inoperáveis os celulares mais antigos da marca depois de alguns updates de sistema, geralmente obrigando o usuário a lidar com lentidões, esperar por correções, trocar de aparelho ou, simplesmente, se conformar em ficar sem a edição mais recente do iOS. Desta vez, porém, o patch mais recente pode fazer com que smartphones de gerações passadas, como o iPhone 4s e o iPhone 5, tenham uma sobrevida cheia de recursos – e com uma performance adequada.

Não é de hoje que a Empresa da Maçã é criticada por tornar quase inoperáveis os celulares mais antigos da marca depois de alguns updates de sistema, geralmente obrigando o usuário a lidar com lentidões, esperar por correções, trocar de aparelho ou, simplesmente, se conformar em ficar sem a edição mais recente do iOS. Desta vez, porém, o patch mais recente pode fazer com que smartphones de gerações passadas, como o iPhone 4s e o iPhone 5, tenham uma sobrevida cheia de recursos – e com uma performance adequada.

Ainda não ficou claro se a Apple está fazendo isso para se livrar dos recorrentes processos a respeito da chamada “obsolescência programada” em seus produtos, mas o fato é que a versão 9.2.1 parece colocar o sistema em um patamar igual ou superior ao do bem afinado 8.4.1. A descoberta foi feita pelo canal de YouTube iAppleBytes, que produziu um vídeo detalhado de comparação entre as duas edições, verificando velocidade de inicialização, carregamento de aplicativos e até navegação em duas unidades do 4s.

Com a informação, passa a ser mais do que recomendada a atualização do SO de quem adora seu iPhone velho de guerra e ainda não pode passar para as linhas mais recentes do gadget. Vale lembrar que, antes de fazer autorizar o download do update e esperar alguns minutos para utilizar o dispositivo novamente, é uma boa ideia fazer backup dos arquivos para evitar qualquer surpresa desagradável durante ou após o procedimento. Uma restauração completa também deve ajudar a manter a performance “nos trinques” depois de todo o processo.

Dá para ficar tranquilo com isso?

Bem, se você ficou feliz com a possibilidade de atualizar seu querido iPhone 4s ou 5, saiba que a alegria pode não durar muito tempo. Isso porque, como já é bastante característico da Apple, os aparelhos mais antigos acabam deixando de ter suporte oficial depois de alguns anos. Assim, as chances são que, com o provável anúncio de um iOS 10 ainda este ano – talvez durante o próprio WWDC 2016 –, ambos ou pelo menos o primeiro modelo seja aposentado oficialmente e de vez. O jeito, ao que parece, é juntar as moedinhas até lá.